marcelo martins

Quem é a aposta do PT para ser o sucessor de Valdeci Oliveira?

18.386

Ícone da esquerda local, o primeiro petista orgânico - metalúrgico e morador de um bairro periférico - a ser eleito prefeito de Santa Maria, Valdeci Oliveira é, sem dúvida, um dos maiores cases de sucesso do partido em solo gaúcho. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Eleito em 2000, quando a desconfiança de todos era notória contra o PT, Valdeci, que já havia sido vereador, foi contra todas as estatísticas e pesquisas que o colocavam como um nome fora do páreo. O operário, há duas décadas, sagrava-se prefeito do quinto maior município do Rio Grande do Sul.

Na sequência, em 2004, foi reeleito. O primeiro prefeito, da história de Santa Maria, a protagonizar tal feito. Apenas não emplacou um terceiro mandato, em 2016, por uma diferença de incríveis 226 votos contra Jorge Pozzobom (PSDB), atual mandatário, que buscará a reeleição. Sendo que a disputa de quatro anos atrás foi a mais acirrada do Brasil.  

NOVO PARADIGMA
Acontece que, por muito tempo, o próprio PT reconheceu o óbvio: petistas são órfãos de um herdeiro de Valdeci. Agora, ao que tudo indica, isso pode estar próximo de mudar. Afilhado político de Valdeci, o vereador Luciano Guerra (na foto, antes da pandemia), o mais votado do pleito de 2016 à Câmara, tem em parte o que o próprio Valdeci ostenta: a combinação de carisma e simplicidade.

Guerra, a exemplo de Valdeci, nasceu no interior do município. Já foi subprefeito do distrito de Palma. É conhecedor das demandas do homem do campo. Mesmo com uma carreira política recente, está no segundo mandato como vereador, mostra-se um quadro promissor, relatam fontes do partido e, até mesmo, os adversários reconhecem isso. 

É ponderado, equilibrado e, de certa forma, consegue se descolar do próprio PT _ um partido desgastado e que, dificilmente, se livrará da marca da corrupção.

DESAFIO
Petistas têm se agarrado às estatísticas e aos números dos últimos pleitos que, em média, asseguram de 20% a 30% dos votos na disputa à prefeitura. Fiador do ingresso de Guerra na política, e, agora, da campanha à prefeitura, Valdeci sabe que pode lapidar ainda mais o pupilo para que a transição de um sucessor seja natural. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cresce adesão em torno da reeleição de Pozzobom Anterior

Cresce adesão em torno da reeleição de Pozzobom

Obras injetam quase R$ 40 milhões na economia de Santa Maria Próximo

Obras injetam quase R$ 40 milhões na economia de Santa Maria

Marcelo Martins