Recurso para Defesa Civil; série com prefeituráveis; canal de denúncias do MP

Foto: Vinícius Machado


Foco em melhorar a Defesa Civil

​Única deputada federal gaúcha a destinar emendas para a Defesa Civil do Estado no Orçamento da União para 2024, Fernanda Melchionna (PSol) fez um roteiro pela Região Centro, entre quinta e sexta-feira (5). Em Santa Maria, ela foi até a Defesa Civil para tratar sobre a utilização dos R$ 500 mil destinados ao órgão do município. O dinheiro deve chegar aos cofres da prefeitura este ano, segundo ela. Fernanda também apresentou uma emenda de R$ 1 milhão para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para ser aplicada na assistência estudantil a pedido do Diretório Central dos Estudantes (DCE).


​​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia ​

Na noite de sexta, a parlamentar lançou em Santa Maria o seu primeiro livro “Tudo isso é feminismo? Uma visão sobre histórias, lutas e mulheres”. Sobre as eleições municipais, a deputada federal afirmou que o PSol terá pré-candidatura própria à prefeitura de Santa Maria para defender as pautas do partido, como a defesa das minorias.

 
Grávida de sete meses de uma menina, fruto da relação com o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), a deputada federal só deve retornar à região após o nascimento da bebê.


Com a presença do ministro

O ministro da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul da Presidência, Paulo Pimenta, confirmou presença no lançamento oficial da dobradinha Valdeci Oliveira (PT) e José Farret (União Brasil), pré-candidatos a prefeito e vice.
O ato ocorrerá, na manhã deste sábado, a partir das 9h, na sede do PT, na Rua do Acampamento, 280.


Série com prefeituráveis

Depois do período de convenções, que vai de 20 de julho a 5 de agosto, a diretoria de Comunicação e a TV Câmara do Legislativo de Santa Maria fará uma rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito, que já estarão homologados oficialmente.
As entrevistas ao programa “Fala, candidato!”estão agendadas para os dias 5, 7 e 9 de agosto.


Foto: Reprodução


Canal de denúncias

Em período pré-eleitoral, o Ministério Público do Rio Grande do Sul lançou canais para denúncias envolvendo as eleições municipais de 2024. Além de um banner na capa do site do MP, o eleitor poderá enviar as denúncias pelo e-mail [email protected] ou fazer diretamente nas Promotorias de Justiça dos municípios.

 
Coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral (GAEL), o promotor Rodrigo López Zilio afirmou que, ao encaminhar a denúncia de um fato sobre possíveis irregularidades, “é importante que o cidadão informe o máximo de elementos de prova disponíveis, como, por exemplo, o nome do candidato e do partido beneficiados, o dia do fato e as circunstâncias que envolvem o ilícito”.“Quanto mais detalhes em relação ao caso, melhor para o MP identificar e punir os responsáveis”, disse.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Dupla Valdeci e Farret é confirmada na disputa à prefeitura de Santa Maria Anterior

Dupla Valdeci e Farret é confirmada na disputa à prefeitura de Santa Maria

Eleições 2024: proibições para pré-candidatos e gestores públicos entram em vigor a partir deste sábado Próximo

Eleições 2024: proibições para pré-candidatos e gestores públicos entram em vigor a partir deste sábado

Jaqueline Silveira