opinião

A UFSM e orgulho com ressalva da vereadora

18.386

Há um vídeo que tem circulado pelas redes sociais, onde a vereadora Roberta Leitão (PP) faz um longo discurso em defesa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Formada em Direito pela instituição, no último dia 1º deste mês, a progressista foi à tribuna elencar os motivos que a fazem ter orgulho da universidade. Da mesma forma, ela listou as questões que a incomodam e a fazem sentir vergonha dos rumos que a UFSM teve nos últimos anos.

A advogada falou sentir falta da UFSM "idealizada pelo reitor José Mariano da Rocha Filho" e lembrou o legado do eterno reitor: o fato de Santa Maria ter sediado a primeira universidade pública no interior do país.

O grito de Cuba e o silêncio dos defensores do regime

Na sequência, a vereadora, que é filha de professora estadual e de um engenheiro agrônomo, elevou o tom contra os rumos da universidade. A coluna reproduz, aqui, dois pontos que estão dando o que repercutir. No primeiro, ela destacou que a universidade não desenvolveu nenhuma vacina (contra a Covid-19), ao contrário de outras instituições.

Depois, ela afirmou que a sucessão à reitoria da instituição estaria sendo uma "eleição viciada e fraudulenta". Ela, ao lado dos vereadores Pablo Pacheco (PP) e Rudys Rodrigues (MDB), moveu uma ação popular, que entendia, basicamente, que o procedimento de consulta à comunidade acadêmica teria sido ilegal. Antes, o advogado Rony Pillar Cavalli havia feito o mesmo.

Governador Eduardo Leite recebe vacina contra a Covid-19

Disso tudo, vale lembrar que o Ministério Público Federal (MPF) emitiu, no fim do mês passado, uma recomendação em que aponta que a universidade "adote medidas administrativas" que garantam "a lisura do processo eleitoral". Isso levou a um novo cronograma com a dilatação do calendário eleitoral, observando as recomendações feitas pelo MPF.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

O exemplo que vem da Capital para ser replicado por aqui

Próximo

O grito de Cuba e o silêncio dos defensores do regime

Marcelo Martins