opinião

A estratégia e a condução levam ao óbvio: a ESA vem para Santa Maria

Santa Maria tem, nesta semana, colocada todas as expectativas para concretizar o que pode ser a maior conquista para o município nos últimos 60 anos: a vinda da nova Escola de Sargentos das Armas. Desde o surgimento da UFSM pela visão de futuro e genialidade do eterno reitor José Mariano da Rocha Filho, a cidade nunca mais experimentou um novo ciclo desenvolvimentista.Agora, contudo, desde o ano passado, se avizinhou no horizonte a possibilidade real de termos um revés positivo que perpassa a economia.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Em uma disputa com 16 municípios das mais variadas partes do país, Santa Maria foi gradativamente avançando nesse processo, que é técnico e extremamente criterioso. No começo deste ano veio a notícia que todos aguardavam: a cidade gaúcha figurava entre as três finalistas, ao lados das competitivas Ponta Grossa (PR) e Recife (PE).

FATORES DECISIVOS
O caminho trilhado, até aqui, observa a uma conjugação de fatores que se entrelaçam. O primeiro, claro, passa pelas credenciais que Santa Maria tem na área militar: somos estratégicos na defesa e a nossa história, enquanto município, está alicerçada e se confunde com a do próprio Exército.

O segundo aspecto a ser considerado, e não menos importante, observa a construção de uma rede bem articulada que envolveu a aliança da política com a sociedade civil organizada. Neste ponto, o crédito recai ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). O tucano que, muitas vezes, age no atropelo e tenta na pressa imprimir o ritmo dele às demandas de Santa Maria, foi, desta vez, um exímio articulador e estrategista.

O prefeito soube percorrer os gabinetes da capital gaúcha e de Brasília ao buscar apoio de militares das mais altas patentes que passaram pelo Rio Grande do Sul para, assim, reforçar o entendimento de que Santa Maria é a escolha a ser feita.

Assim, Pozzobom conseguiu capitanear (e também capitalizar) o maior número de vozes que se somassem ao coro pela "capital dos blindados", como Santa Maria é conhecida nacionalmente. Agora, espera-se que, no próximo mês, quando o alto comando do Exército estiver reunido, venha a coroação de um trabalho muito bem articulado e sério que foi feito por toda Santa Maria.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

A agenda privatista de Leite é um rolo compressor

Próximo

Legislativo de Santa Maria aprova crédito

Marcelo Martins