Existem algumas condições que são inerentes a todos os seres, entre elas o livre arbítrio. Querendo ou não, fazemos escolhas o tempo todo.
Livre arbítrio é o poder que cada indivíduo tem de escolher suas ações, reações, tomar decisões. Consta que o termo foi criado por Santo Agostinho, do “Libero Arbítrio”, livro que data do ano de 395, em que elabora algumas teses a respeito da liberdade humana e da questão moral.
Muitas vezes se confunde livre arbítrio com liberdade irrestrita. Segundo Santo Agostinho, há uma diferença muito clara entre uma coisa e outra. Livre arbítrio é a possibilidade de escolher entre o bem e o mal, enquanto que liberdade é o bom uso do livre arbítrio. As escolhas que fizermos determinarão nosso futuro e nosso destino.
Todos estamos sujeitos a acertar e a errar, por isso precisamos buscar sempre novos aprendizados, treinar aptidões, estar abertos às várias experiências da vida e fazermos escolhas com responsabilidade, conscientes de que todas gerarão efeitos, positivos ou negativos, desde as questões mais corriqueiras até as de maior envergadura. Caminhando e cantando estaremos sempre fazendo escolhas. Braços dados ou não.
Conta-se que em uma vila da Grécia antiga vivia um sábio famoso, que tinha respostas certas para tudo. Um dia um jovem disse que seria capaz de engana-lo. Pegou um passarinho e o levou dentro da mão até o sábio, pensando o seguinte: “Perguntarei a ele se o passarinho está vivo ou se está morto. Se ele disser que está vivo, eu o mato. Se ele disser que está morto eu o deixo sair voando, provando que ele errou”.
Chegando diante do sábio, fez a pergunta. O sábio olhou serenamente para o rapaz e disse: “meu jovem, a resposta está em suas mãos”.
Assim é o livre arbítrio, a resposta sempre estará em nossas mãos. E isto definirá nosso destino, agora e depois.
Caminhos para o desenvolvimento
Vias, sejam elas ferroviárias, rodoviárias, aeroviárias, marítimas e de qualquer natureza, sempre foram caminhos necessários para o desenvolvimento ou para atender as necessidades mais variadas de quem precisa ir, vir ou enviar bens e produtos diversos.
A intervenção direta do ministro Paulo Pimenta para ampliação de voos na Base Aérea de Canoas, enquanto o Aeroporto Internacional Salgado Filho não retomar seu funcionamento, foi muito importante para a economia do Rio Grande do Sul. Desde domingo passado, 30 de junho, foi iniciada a operação de voos noturnos.
Primeiro com a Latam, que aumentou o número de viagens de 24 para 34, ligando Canoas ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Já a Gol anunciou que a partir de 16 de julho ampliará de 9 para 13 os voos semanais entre Canoas e São Paulo, para o Aeroporto de Congonhas. A Azul, desde o dia 1° de julho, passou a operar com aeronaves Airbus A320, ampliando a oferta de assentos em 121%, ligando Canoas ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Para quem tem o transporte em seu DNA, veja-se o caso da BR-158, entre Santa Maria e Rosário do Sul, a Travessia Urbana e seu empenho para a duplicação da BR-290, quem sabe o futuro reserve a Pimenta outros cargos ou encargos nesta área. O setor ferroviário, por exemplo, com o cancelamento de modais importantes pela empresa Rumo, trazendo ameaças de desemprego e incertezas ao setor, na próxima estação vai precisar de uma atenção especial.
Grana boa
Cerca de 39 milhões de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem acima de um salário mínimo, R$ 1.412, já podem conferir o calendário de pagamento. No aplicativo Caixa Trabalhador é possível consultar a data de pagamento e outros benefícios como Abono Salarial e Seguro Desemprego.
Vale encantado
A cultura italiana será mais uma vez revivida, recontada e cantada em Vale Vêneto. Depois de anunciar o cancelamento da edição deste ano devido aos estragos e prejuízos causados pelas enchentes, a Comissão Organizadora decidiu manter a Semana Cultural Italiana.
Tudo foi possível, conforme Tomás Bortoluzzi, coordenador, por um ato de coragem e de forte união de toda a comunidade. Com programação reduzida, a 39ª Semana Cultural Italiana de Vale Vêneto ocorrerá de 2 a 4 de agosto. Além da gastronomia tradicional, com bife à milanesa, obviamente, sexta-feira (2) haverá o show com a cantora Inês Rizzardo, logo depois da janta.
Sábado (3), no mesmo horário, o show será com Sérgio Rosa e os Quatro Ventos. Domingo (3) haverá missa celebrada em italiano pelo arcebispo Dom Leomar Brustolin, e o encerramento será com almoço ao meio-dia.
Já o Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria, que nasceu junto com a Semana Cultural Italiana, será realizado de 29 de julho a 2 de agosto, no campus da UFSM.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A visão da experiência
Apesar de algumas ausências significativas, o encontro de cinco ex-governadores, em evento promovido pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), além de histórico é merecedor de todos os elogios. Jair Soares, Pedro Simon, Germano Rigotto, Yeda Crusius e José Ivo Sartori compartilharam experiências públicas e opiniões pessoais a respeito da reconstrução do Estado.
Um dos pontos em comum, e que a coluna deixa como reflexão, é a visão de que o êxito do processo de retomada de atividades em um cenário impactado pela pior catástrofe da história gaúcha passa, “obrigatoriamente”, por deixar de lado diferenças ideológicas. O profeta não é sábio só porque prevê o futuro, mas porque conhece o passado, e o melhor caminho.
A vida continua, nesta e em outras dimensões!