reforço na segurança

Prefeitura instala 50 câmeras no Cemitério Ecumênico

Sinônimo de problema e dor de cabeça para os últimos gestores que passaram pela prefeitura de Santa Maria, o Cemitério Ecumênico Municipal carece de longa data de manutenção e atenção do poder público. Um espaço negligenciado e largado à própria sorte. É, basicamente, o que se tenta mudar agora.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

A gestão do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) deu início, ainda no fim do mês passado, à colocação de câmeras de segurança. Serão, ao todo, 50 que ajudarão no monitoramento de seis pontos específicos que são considerados de risco. São eles: fundos do cemitério (onde há a divisa com as capelas novas); final da rua principal do cemitério; corredor das carneiras na Rua Samuel Kruchim; portões de acesso (pelas avenidas Liberdade e Dois de Novembro); corredor central do cemitério.

Nos últimos meses, de acordo com o governo, foram viabilizadas melhorias no local como, por exemplo, limpeza diária, reforço na iluminação, podas das árvores e também asfaltamento em vias, de dentro do Ecumênico, que já estavam deterioradas.

MONITORAMENTO
Agora, com a colocação dessas 50 câmeras, o governo pode dar celeridade para realizar ao que nenhuma administração conseguiu até hoje: viabilizar uma licitação atrativa à iniciativa privada que queira administrar aquele espaço.

O custo adicional dessas câmeras será de R$ 14 mil mensais. Todas terão acompanhamento real de dentro da mega estrutura do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), um investimento milionário, bancado pela prefeitura, e que se vale de mais de 800 câmeras de segurança em 150 pontos da cidade.

POSSIBILIDADE
A colocação dessas câmeras somada ao avanço da vacinação pode fazer com que o Ecumênico tenha, novamente, as portas abertas no feriado do Dia dos Pais, em agosto. À coluna, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa, comentou as melhorias:

- Essas câmeras vêm para se somar no novo sistema que estamos adaptando junto ao Ecumênico. Estamos investindo também em iluminação, vigias 24 horas, e esse monitoramento vem a se somar, pois é um cemitério muito grande e, assim, pelas câmeras, vamos poder visualizar e acompanhar em tempo real toda sua extensão. Isso trará muito mais segurança e controle para todos. Serão mais de 50 câmeras espalhadas nos mais diversos pontos do cemitério, que registrarão imagens 24 horas por dia. Teremos monitores de TV com essas imagens instantâneas e um vigia monitorando tudo.

Depois disso, espera-se que a tão aguardada licitação saia do papel, e, principalmente, desperte interesse de alguma empresa para gerenciar o local.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Legislativo de Santa Maria aprova crédito

Próximo

A façanha de Eduardo Leite ecoa pelo país

Marcelo Martins