A Frente Abraça Santa Maria, encabeçada pela dobradinha dos expressivos Progressistas e MDB, oficializou, na semana que passou, o nome de Sergio Cechin como o pré-candidato à prefeitura do quinto maior município do Rio Grande do Sul.
Leia mais colunas de Marcelo Martins
Em um vídeo de 2'30, Cechin apresenta as credenciais que o levaram, até aqui, a ser uma das mais expressivas e fortes vozes da política local.
- Sou apaixonado por Santa Maria, conheço cada canto, cada bairro, cada rua, seja como professor, engenheiro, vereador e, até, como vice-prefeito. Tenho laços afetivos com a cidade - diz Cechin.
O depoimento, que é uma apresentação, foi gravado, neste mês, em estúdio na capital gaúcha. Com um fundo em tons de azul, que traz como pano de fundo o município, Cechin reitera que a pré-candidatura dele é "por todos nós":
- Se não fosse para servir, acolher e convergir para o bem comum, eu não estaria na vida pública. Abraçar o desafio de tirar Santa Maria desse momento tão delicado e levar a cidade para um futuro melhor. (...) Estou pronto, sou pré-candidato a prefeito não por mim. Mas, por vocês, por todos nós.
RECADO
Cechin, no vídeo, também dá um recado ao colega de governo, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB). Ainda que o progressista não cite o nome do tucano, o vice-prefeito diz jamais ter sido vaidoso e, dá a entender, que foi preterido quanto aos rumos da administração:
- Fui parceiro de primeira hora, sempre leal e jamais colocando a vaidade acima das funções que me foram concedidas.
O coordenador de campanha da frente Abraça Santa Maria, Rafael Dulor, resume a oficialização de Cechin à corrida eleitoral de novembro:
- São 40 anos de vida pública e um currículo que o habilita para estar à frente da prefeitura. No pós-pandemia, que virá, Cechin concilia o lado humano e o capital político para conduzir o município.