Exame toxicológico passa a ser obrigatório para primeira habilitação nas categorias A e B

Exame toxicológico passa a ser obrigatório para primeira habilitação nas categorias A e B

Foto: Douglas Mafra (Arquivo/Diário)

O Congresso Nacional derrubou o veto presidencial e tornou lei a exigência de exame toxicológico para quem pretende tirar a primeira habilitação nas categorias A e B, que incluem motos, ciclomotores e veículos de passeio. A medida, prevista no Projeto de Lei 2965/21 e agora incorporada ao Código de Trânsito Brasileiro, determina que candidatos à CNH apresentem resultado negativo no exame para obter a Permissão para Dirigir.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O governo havia vetado o dispositivo argumentando que a exigência poderia encarecer o processo de habilitação e estimular mais pessoas a dirigir sem licença. Porém, parte dessa justificativa perdeu força após o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editar resolução flexibilizando regras de acesso à CNH, reduzindo a necessidade de aulas em autoescolas para quem busca a primeira habilitação.


Com a derrubada do veto, outros dois pontos relacionados ao tema também passam a valer. Um deles permite que clínicas médicas responsáveis pelos exames de aptidão física e mental instalem postos de coleta para exames toxicológicos, desde que o material seja analisado por laboratório credenciado pela Senatran. Embora o governo tenha apontado risco à cadeia de custódia e possibilidade de venda casada de serviços, o Congresso decidiu manter o dispositivo.


Também foi retomada a permissão para o uso de assinatura eletrônica avançada em contratos de compra e venda de veículos, desde que a plataforma seja homologada pela Senatran ou pelos Detrans, conforme regulamentação do Contran. O trecho havia sido vetado sob o argumento de que poderia fragmentar a infraestrutura de assinaturas e gerar insegurança jurídica, mas agora será incorporado à legislação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Empresas do Simples Nacional são notificadas por ISS não pago em Santa Maria Anterior

Empresas do Simples Nacional são notificadas por ISS não pago em Santa Maria

CDL Santa Maria reúne mais de 700 pessoas e celebra recorde de público em espetáculo natalino no Centro Próximo

CDL Santa Maria reúne mais de 700 pessoas e celebra recorde de público em espetáculo natalino no Centro

Geral