Asfalto será concluído este ano no 1º trecho da estrada de Santa Flora; nova etapa é prevista

Asfalto será concluído este ano no 1º trecho da estrada de Santa Flora; nova etapa é prevista

Foto FZ Construções, Divulgação

O asfaltamento do primeiro trecho da estrada de Santa Flora, a VRS-505, será concluído até o final deste ano. Atualmente, a empresa FZ Construções está terminando a base e a colocação de brita fina no trecho de 1 km, e ao longo do mês de dezembro, serão colocados o asfalto e a sinalização. A obra, que iniciou em 24 de junho e chega a envolver de 20 a 30 operários, tinha prazo de nove meses para conclusão. Porém, deve ser concluída antes. O asfaltamento está sendo feito por meio do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA), do governo do Estado, em que empresas destinam o ICMS para obras públicas. 


Caso Kiss: Ministério Público recorre ao STF e ao STJ para restabelecer penas dos quatro condenados

Identificada vítima de acidente fatal na BR-158 em Santa Maria

Nova mina vai começar a produzir fosfato para adubação em 2026 em Lavras do Sul, gerando 90 empregos


Para pavimentar essa primeira etapa, perto do cruzamento com a BR-392, serão investidos R$ 4,58 milhões de ICMS destinado por oito empresas: Camil Alimentos, Marzari Alimentos, Urbano Agroindustrial, Plásticos Itália, Arrozeira Sepeense, Cotrisul, Plastrela Embalagens e Bem Estar Alimentos.


A luta agora será conseguir verbas para asfaltar os outros 16 km da estrada até chegar à sede do Distrito de Santa Flora, em Santa Maria. Apesar de a obra ainda ser em apenas um pequeno trecho da via, é vista como uma esperança de tirar do papel, nem que seja aos poucos, um pedido de décadas. Já está em tratativa no governo do Estado um pedido para asfaltar mais 1,1 km da via, também por meio do PIAA. 


Para isso, seis empresas pretendem apoiar a obra com a destinação de mais R$ 4 milhões do ICMS: Farmácias São João, Urbano Agroindustrial, Marzari Alimentos, Bem Estar Alimentos, Plásticos Itália e Rede Vivo (Libraga Brandão). Segundo fontes no governo do Estado, a expectativa é aprovar essa segunda etapa de obras ainda este ano, para asfaltar esse novo trecho em 2026.


No ano que vem, o PIAA deve ter outras edições. Por isso, os envolvidos no projeto estão em busca de mais empresas parceiras para destinar mais verbas do ICMS para asfaltar novos trechos da estrada, que é uma importante via de escoamento da safra de grãos e da produção pecuária, além do transporte de arroz beneficiado da fábrica Marzari Alimentos.


Caso Isabelly: Mãe se manifesta pela primeira vez e diz ser vítima de “julgamento cruel e midiático”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Deni Zolin

POR

Deni Zolin

[email protected]

Cacism elege nova diretoria para 2026-2027; veja a lista Anterior

Cacism elege nova diretoria para 2026-2027; veja a lista

Mercados e lojas vão abrir no feriado deste sábado em Santa Maria Próximo

Mercados e lojas vão abrir no feriado deste sábado em Santa Maria

Deni Zolin