Derrotas na Câmara de Vereadores de Santa Maria expõe fragilidade da articulação do Executivo

Derrotas na Câmara de Vereadores de Santa Maria expõe fragilidade da articulação do Executivo

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O saldo para o Executivo e sua base é negativo pelo grande desgaste sofrido com uma discussão protelada sobre a proposta da Reforma da Previdência e o projeto do empréstimo para pagar o 13º salário do funcionalismo municipal para depois a retirada das duas proposições da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Foi o que aconteceu com as duas matérias que o governo Rodrigo Decimo (PSD) enviou ao Legislativo e recuou pela pressão dos servidores, principalmente, que lotaram as galerias nas últimas sessões, e da oposição que, no embalo dos aplausos dos funcionários, desgastou o que pode o Executivo, ocupando todos os espaços possíveis na Tribuna.


​  + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 


Agora, a prefeitura estudará alternativas para pagar salários e 13º, como disse o prefeito, na manhã de desta quinta-feira (4), à Rádio CDN, devido à crise financeira do município. 


– Nós não teremos recursos suficientes deste mês de dezembro para honrar todos os compromissos previstos, que serão os nossos fornecedores, que é a folha de pagamento do 13º salário e a folha de pagamento de dezembro de 2025. Vamos ter que tomar algumas decisões. Isso é o que está sendo avaliado hoje pela Secretaria da Fazenda: o que nós vamos ter que atrasar alguns dias o pagamento para poder ir atendendo as necessidades – afirmou Decimo.


O chefe do Executivo pretende mexer no secretariado para o final ou início do próximo ano, mas também terá de pensar em um bom articulador para ser o porta-voz na Câmara e fazer o meio de campo com a base. Primeiro, porque para 2026, além da Reforma da Previdência, a prefeitura pretende enviar para o Legislativo a atualização da planta de valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), outra proposta impopular. E segundo: os últimos episódios e as derrotas consecutivas do governo na Casa do Povo impostas pela oposição muito no grito, que é minoria, também são reflexos da falta de articulação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Derrotas na Câmara de Vereadores de Santa Maria expõe fragilidade da articulação do Executivo Anterior

Derrotas na Câmara de Vereadores de Santa Maria expõe fragilidade da articulação do Executivo

Câmara de Santa Maria adota senhas e restringe manifestações no Plenário para votar projeto sobre o 13º nesta terça Próximo

Câmara de Santa Maria adota senhas e restringe manifestações no Plenário para votar projeto sobre o 13º nesta terça

Jaqueline Silveira