Empresas do Simples Nacional são notificadas por ISS não pago em Santa Maria

A Secretaria da Fazenda de Santa Maria iniciou o envio de comunicados e notificações às empresas optantes do Simples Nacional que possuem débitos de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) declarados e não pagos. O alerta é urgente: a regularidade fiscal é prerrogativa fundamental para a manutenção no regime simplificado de recolhimento de impostos.

A falta de quitação do ISS, que é o imposto de competência municipal, pode levar ao desenquadramento automático do regime de apuração do Simples Nacional para o exercício de 2026, conforme estabelece o Inciso V do Artigo 17 da Lei Complementar Federal nº 123/2006.

A exclusão do Simples Nacional pode ocasionar um aumento significativo na carga tributária das empresas já no próximo ano, além de gerar a impossibilidade de emissão da Certidão Negativa de Débitos (CND), dificultando a participação em licitações e o acesso a financiamentos.

Canais de regularização

Para a regularização das pendências, seja por meio de parcelamento ou pagamento à vista, o contribuinte deve buscar o setor de Dívida Ativa do Município:

  • Atendimento Presencial – Setor de Dívida Ativa, no 1º andar do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2277, Centro)
  • Telefone – 3174-1502 (opção 2)
  • E-mail – [email protected]
  • Emissão da guia de pagamento aqui

*com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFN recebe evento para debate sobre a reforma tributária Anterior

UFN recebe evento para debate sobre a reforma tributária

Exame toxicológico passa a ser obrigatório para primeira habilitação nas categorias A e B Próximo

Exame toxicológico passa a ser obrigatório para primeira habilitação nas categorias A e B

Geral