Jaqueline Silveira

Com catástrofe no Estado e decisão sobre direção do PSDB, governador Leite enfrenta tempos difíceis

Com catástrofe no Estado e decisão sobre direção do PSDB, governador Leite enfrenta tempos difíceis

Foto:PSDB nacional (divulgação)

Governador Eduardo Leite é o presidente nacional do PSDB. Decisão judicial, segundo a direção, não atingiria mandato de Leite e, portanto, não implicaria em seu afastamento

O governador Eduardo Leite (PSDB) não vive seus melhores dias como político e gestor. Primeiro, o tucano enfrentou críticas pelo fato de não ter dado, talvez, a devida atenção aos alertas emitidos por institutos de meteorologias sobre o volume de chuva na Região da Serra e no Vale do Taquari, onde ocorreu a maior catástrofe climática da história do Rio Grande do Sul. E, em segundo, pela demora no socorro às vítimas.


Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


"Os modelos matemáticos previram as chuvas, em intensidade, mas não previram o volume de cerca de 300 milímetros nas diversas bacias hidrográficas da zona Norte do estado, da Região Noroeste, da Região Serrana, do Vale do Taquari", afirmou o governador à Globonews, na semana passada. Por conta dessa declaração, Leite acabou se desgastando ainda mais, uma vez que foi contestado por institutos de meteorologia publicamente.

Agora, o governador depara com um problema no seu partido, o PSDB, do qual é o presidente nacional. Decisão da juíza Thais Araújo Correia, da 13ª Vara Cível da Justiça de Brasília, anulou, na segunda-feira, o ato que permitiu Leite assumir o comando nacional do PSDB, em fevereiro deste ano, e determinou realização de convenção em 30 dias. Jornais e principais portais do país divulgaram que Leite teria de afastar imediatamente da presidência. A decisão da magistrada é uma resposta ao pedido movido pelo prefeito tucano de São Bernardo do Campo (SP), Orlando Morando, sob o argumento de que a prorrogação seria um ato irregular.

Ontem, a direção nacional do PSDB divulgou nota negando que a decisão determine o afastamento imediato de Leite da presidência nacional e dos demais membros. "Em primeiro lugar: não houve afastamento da atual executiva nem do presidente. Essa informação falsa é facilmente desmentida com a simples leitura da decisão judicial. A sentença de primeiro grau não produz efeitos imediatos na atual composição partidária e não interrompe o processo de fortalecimento do partido legitimado pela ampla maioria do conjunto partidário contando com a participação integral de ex-presidentes nacionais, governadores, deputados, senadores, prefeitos, vereadores e a legítima militância tucana", diz um trecho da nota.

Juiz é convidado por partidos para concorrer em 2024


A decisão, conforme o documento, limita-se "à interpretação referente à segunda prorrogação do mandato da executiva nacional aprovada em fevereiro de 2022 (antes, inclusive, da composição da atual executiva)". A nota esclarece, ainda, que a direção, liderada pelo governador gaúcho, assumiu, no começo de fevereiro de 2023, após a renúncia coletiva da diretoria anterior, comandada pelo ex-deputado Bruno Araújo. Sobre a prorrogação do mandato de Leite, que venceria em 30 de maio, teria ocorrido por não haver tempo hábil para a realização de convenções municipal, estadual e nacional, calendário já em andamento com as eleições tucanas no Estado, em outubro, e nacional, em novembro.

Independentemente de afastamento, o governador Eduardo Leite enfrenta um revés enquanto  principal dirigente nacional com uma decisão judicial a ser cumprida, que foi provocada por filiado do partido, externando o racha no PSDB, que já vem desde a disputa interna entre Leite e o então governador de São Paulo, João Doria – que nem está mais no partido – pela candidatura a presidente. O gaúcho, que pretende concorrer ao Planalto em 2026, assumiu justamente para reconstruir o PSDB, mas parece que encontra dificuldades no objetivo.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto que contempla formação de professores é aprovado por unanimidade na Assembleia Anterior

Projeto que contempla formação de professores é aprovado por unanimidade na Assembleia

Santa Maria dá demonstração de solidariedade com os desabrigados do Vale do Taquari Próximo

Santa Maria dá demonstração de solidariedade com os desabrigados do Vale do Taquari

Jaqueline Silveira