Cotada para concorrer nas eleições, Lúcia Madruga deixa Secretaria de Educação e anuncia substituta

Cotada para concorrer nas eleições, Lúcia Madruga deixa Secretaria de Educação e anuncia substituta

Foto: Beto Albert (Diário de Santa Maria

Cotada para concorrer a vice na chapa do pré-candidato a prefeito pelo PSDB, o atual vice-prefeito Rodrigo Decimo, a secretária de Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga, deixou, na noite desta quarta-feira (5), a pasta. O anúncio foi feito durante o encerramento de um curso de gestores da área.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

 A saída da pasta ocorre um dia antes de esgotar o prazo, de acordo com a legislação eleitoral, para o afastamento de secretários que pretendem concorrer a prefeito ou vice, que é de quatro meses da eleição, no caso a data limite é esta quinta-feira (6).

Pela manhã, a secretária foi palestrante na abertura da Semana do Meio Ambiente na Câmara de Vereadores, oportunidade em que disse ao repórter do Grupo Diário Mateus Ferreira que a tendência era deixar a pasta até o final da quarta-feira, o que se confirmou.

Aos profissionais da educação, Lúcia disse que tomou a decisão de deixar a secretaria após ser provocada por algumas pessoas e refletir com a família. Acrescentou que se afastou nesta quarta devido ao prazo eleitoral, porém não mencionou a possibilidade de concorrer a vice de Decimo. Ela se limitou a dizer que é uma decisão para o futuro.

Nos dois governos

A professora de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está no governo Jorge Pozzobom (PSDB) desde o início do primeiro mandato, em 2017, e é muito elogiada dentro do Executivo pela sua gestão na área, uma das que mais receberam recursos na gestão tucana.

Filiada ao PSDB, Lúcia trocou de partido recentemente. Ingressou no Progressistas, que oficializou, na noite de terça-feira (4), apoio a Decimo e irá compor a chapa. O nome da agora ex-secretária agrada muito aos tucanos para ser vice, contudo, não há, ainda, uma confirmação.

Interlocutores do PSDB dizem que a definição do nome será feita junto com o Progressistas. Mas o fato de Lúcia ficar apta para concorrer é indicativo que deverá estar no palanque e como candidata.

Substituta é anunciada

No mesmo encontro com profissionais da educação, a própria Lúcia anunciou sua substituta: é a professora Gisele Bauer, superintendente Pedagógica da pasta desde 2017. Em seu lugar, assume a professora Joele Baumart, atual coordenadora do projeto Edutech. Portanto, o governo optou por nomes caseiros que já atuam na secretaria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eleições 2024: Progressistas confirma apoio ao PSDB, PSB se reúne com tucanos e MDB tem encontro com o Podemos Anterior

Eleições 2024: Progressistas confirma apoio ao PSDB, PSB se reúne com tucanos e MDB tem encontro com o Podemos

Suplente do PCdoB, incentivo ao esporte feminino e celebração do disco de vinil na Câmara. E partidos em movimento Próximo

Suplente do PCdoB, incentivo ao esporte feminino e celebração do disco de vinil na Câmara. E partidos em movimento

Jaqueline Silveira