Foto: Ariéle Ziegler (prefeitura de Santa Maria)
Caminhões partiram na manhã de segunda-feira com mais de 65 toneladas de donativos para os desabrigados de cidades do Vale do Taquari
Em meio a tanta devastação no Vale do Taquari, a solidariedade que tomou conta dos quatro cantos do Estado é um alento. Claro que todo esse espírito de empatia não alivia o sofrimento de quem viu a força das águas levar seus entes queridos ou tudo que foi construído ao longo de uma vida, contudo pode amenizá-lo.
Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Muitas pessoas preferiram, ao invés de descansar no final de semana, partir rumo ao Vale do Taquari ajudar os moradores de Muçum e Roca Salles, principalmente. Em Santa Maria, também muitos voluntários abdicaram da folga e foram para o Centro Desportivo Municipal (CDM) levar sua contribuição ou ajudar a fazer a triagem das doações.
Ao longo do final de semana, o movimento foi constante ao redor do CDM: veículos chegavam com doações e grupos de voluntários que auxiliaram na separação e organização dos donativos. Alguns chegaram com roupas, inclusive com as etiquetas, que foram compradas especialmente para serem doadas aos desabrigados. Cada um deu a contribuição que podia e, de acordo com sua condição financeira, mas todos estavam movidos pelo mesmo espírito de empatia e solidariedade para ajudar os gaúchos que mais precisam neste momento.
A catástrofe do Vale do Taquari exigia a presença do presidente Lula
Infelizmente, num país e Estado em que a polarização política, de forma doentia e cansativa, persiste e tenta tirar proveito de tamanha desgraça, bem como as fakes news nocivas, prefiro exaltar a solidariedade, especialmente do Coração do Rio Grande. Ontem, o comboio de caminhões partiu com mais de 65 toneladas, entre alimentos não perecíveis, roupas, cobertores, colchões, água potável, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza. Mas já foram arrecadadas 100 toneladas. Que orgulho dessa cidade chamada Santa Maria da Boca do Monte!