Eleições 2024: Progressistas confirma apoio ao PSDB, PSB se reúne com tucanos e MDB tem encontro com o Podemos

Eleições 2024: Progressistas confirma apoio ao PSDB, PSB se reúne com tucanos e MDB tem encontro com o Podemos

Foto: Divulgação

O Progressistas de Santa Maria confirmou apoio ao PSDB, do pré-candidato Rodrigo Decimo, em reunião na noite da última terça-feira. Com a decisão, os dois partidos irão repetir a dobradinha de 2016, quando o então deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) e o então vereador Sergio Cechin (Progressistas) concorreram a prefeito e vice, respectivamente, e saíram vitoriosos nas urnas. Já no pleito de 2020, os dois partidos racharam e prefeito e vice disputaram o 2° segundo turno com uma campanha tensa.


​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Um trabalho silencioso nos bastidores e longe dos holofotes, por parte de alguns progressistas e tucanos, tratou de cicatrizar as feridas deixadas de 2020 para pavimentar aliança. E, claro, passou por um encontro entre Pozzobom e Cechin. Agora, com a paz selada, ambas as legendas voltarão a estar no mesmo palanque, provavelmente com a secretária de Educação, Lúcia Madruga (Progressistas), de vice de Decimo, que hoje é o atual vice-prefeito.

 
O Progressistas precisou, ainda, resolver um impasse interno para referendar o apoio por unanimidade da sigla ao PSDB. Do quadro mais histórico do partido, Sandra Rebelato não teria ficado muito satisfeita com a aliança com os tucanos e acabou renunciando ao cargo de vice-presidente do Progressistas. Mas, como o encontro durou mais de três horas, a sigla teve tempo suficiente para aparar as arestas e todos aparecerem bem nas fotos divulgadas. No lugar de Sandra, o médico Ricardo Issler Unfried assumiu de novo vice-presidente ao lado do presidente Pablo Pacheco.

 
Entre os membros do partido que compareceram ao encontro, além de Sandra e Cechin, estavam o ex-candidato a prefeito Evandro Behr, o ex-vereador Luiz Carlos Fort e os ex-presidentes Mauro Bakof e Marcelo Dallacorte, que referendaram o apoio a Decimo.


PSB a caminho?

O PSB é outro partido que logo tende a fechar apoio à pré-candidatura tucana. Ontem, a direção, liderada pelo presidente Celso Carvalho e pelo vereador Danclar Rossato, reuniram-se com o pré-candidato Rodrigo Decimo e com o presidente do PSDB, Guilherme Cortez. Parece ser uma questão de tempo o PSB bater o martelo e se unir ao PSDB na disputa à prefeitura. Danclar, aliás, já faz parte do bloco do governo na Câmara.

Foto: Divulgação


MDB em movimento

Nova pré-candidata à prefeitura pelo MDB, a ex-vereadora Magali Marques da Rocha teve um encontro, ontem, com a direção do Podemos, que apresentou o nome do parlamentar Tony Oliveira ao Executivo. Entre os participantes, estava o presidente do Podemos, Marcelino Severo (de preto).

 
Hoje, Magali, que assumiu a pré-candidatura após a desistência do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, terá uma reunião com a cúpula do Novo, do pré-candidato a prefeito Giuseppe Riesgo.


Foto: Divulgação


Incentivo ao esporte feminino 

Apresentada pela petista Helen Cabral, foi aprovada terça-feira a proposta que garante 30% do recurso destinado a projetos do Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp-SM) para a prática do esporte feminino em Santa Maria. Para isso, foi alterada a atual legislação do Proesp. 


Vários parlamentares foram à tribuna se manifestar a favor da iniciativa, aprovada por unanimidade.



Leia mais:

Câmara de Vereadores promove atividade para debater ações na semana municipal do meio ambiente

 ​ERS-511, em Arroio Grande segue liberada; bloqueio ocorre na ERS-149, em Restinga Sêca
Praça Nova e Multiplaspel promovem ação sobre reciclagem para estudantes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mudança na Defesa Civil; Combate à desinformação Anterior

Mudança na Defesa Civil; Combate à desinformação

Cotada para concorrer nas eleições, Lúcia Madruga deixa Secretaria de Educação e anuncia substituta Próximo

Cotada para concorrer nas eleições, Lúcia Madruga deixa Secretaria de Educação e anuncia substituta

Jaqueline Silveira