Paulo Salerno no Piratini; PT inaugura sede; Boatos da pré-candidatura de Tony Oliveira

Foto: Maurício Tonetto (Secom/RS)

Na reta final do segundo mandato na prefeitura de Restinga Sêca, o prefeito Paulo Salerno (MDB) renunciará ao cargo para trabalhar no governo do Estado. Ele foi anunciado, na quinta-feira, como secretário executivo do Conselho do Plano Rio Grande, constituído por cerca de 160 pessoas representantes do poder público, sociedade civil e de gaúchos atingidos pelas enchentes. Presidido pelo vice-governador Gabriel Souza (MDB), o órgão terá o objetivo de receber as demandas da população e encaminhar as soluções.

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 

Salerno ganhou muita visibilidade em 2022, quando presidiu a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e viajou pelo Estado como o representante máximo da entidade de prefeitos no Estado. Salerno é uma liderança jovem que desponta, principalmente, na Quarta Colônia, e que, se for bem-sucedido no papel de articulador das demandas e, principalmente, em soluções efetivas à população, pode ganhar vitrine atuando no Piratini. Essa indicação tem a digital, claro, do vice-governador. Gabriel Souza e Salerno são próximos, junto com o secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel. O deputado estadual licenciado e o prefeito começam a pavimentar a dobradinha para 2026 à Assembleia e à Câmara Federal, respectivamente. O vice-prefeito Vilmar Foletto (MDB) assumirá o comando de Restinga Sêca.

PT inaugura sede

Foto: Samuca Neto (Divulgação)

Com a presença dos pré-candidatos a prefeito e vice, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e o ex-prefeito José Farret (União Brasil), respectivamente, o Partido dos Trabalhadores inaugurou, na noite de quinta-feira, a sua sede.

Militantes petistas e de outras siglas da aliança, como União Brasil e PCdoB, participaram da inauguração. Na área central, a sede está localizada na Rua do Acampamento, 280, esquina com a Tuiuti. O local deve funcionar como quartel general da campanha da dobradinha Valdeci/Farret.

Boatos da pré-cadidatura de Tony Oliveira

A semana foi marcada por muitos boatos sobre a possibilidade de o vereador Tony Oliveira, pré-candidato a prefeito do Podemos, rever sua decisão e concorrer à reeleição na Câmara. As especulações ganharam força depois que ele cancelou a entrevista previamente agendada para a série com os aspirantes à prefeitura realizada pela TV Câmara. A assessoria, por sua vez, alegou que o cancelamento ocorreu por “incompatibilidade de agendas”. “A candidatura de Tony possui total apoio do diretório estadual e Santa Maria será uma das principais cidades onde o Podemos disputará a prefeitura. 

O partido está empenhado em construir uma aliança para a eleição. Tony é uma liderança emergente, com grande apelo e apoio popular, capaz de liderar a transformação que Santa Maria precisa”, afirmou o presidente estadual do Podemos, Everton Braz.

A sigla tem conversas com o PL, Novo e MDB. E só o tempo apontará os desdobramentos sobre Tony.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Também cotado para concorrer à prefeitura, pastor Jader discursa em apoio à pré-candidatura de Roberta Leitão Anterior

Também cotado para concorrer à prefeitura, pastor Jader discursa em apoio à pré-candidatura de Roberta Leitão

Anunciada pelo deputado Zucco, vereadora Roberta Leitão representará o PL na disputa à prefeitura Próximo

Anunciada pelo deputado Zucco, vereadora Roberta Leitão representará o PL na disputa à prefeitura

Jaqueline Silveira