Confira a opinião dos dirigentes de partidos de Santa Maria sobre o adiamento ou não das eleições

Confira a opinião dos dirigentes de partidos de Santa Maria sobre o adiamento ou não das eleições

Foto: Eduardo Ramos (Arquivo/Diário)

Desde o início desta semana, a possibilidade do adiamento da eleição de outubro no Rio Grande do Sul, devastado em grande parte do seu território, tem rendido um debate tanto nos bastidores quanto publicamente. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Vanderlei Kubiak, não descartou essa hipótese em entrevista à Folha de S.Paulo, na última sexta-feira.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


 Já, na segunda-feira, o governador Eduardo Leite (PSDB) disse ao jornal O Globo que a campanha poderia atrapalhar a reconstrução do Estado, que é a prioridade no momento. No mesmo dia, só mais tarde, Leite amenizou sua manifestação ao programa Roda Viva, da TV Cultura, afirmando que o debate era “precipitado”, contudo, admitiu que “será desafiador ter eleições nesse nesse contexto”.


Eleitores têm até quinta-feira para regularizar situação; confira horários de atendimento e telefones

Na terça-feira, o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, disse, durante a abertura da sessão do TSE, que não há previsão de alterar a data do pleito no Estado. “Nós vamos contabilizar as urnas que, eventualmente, sofreram avarias. Nós temos as urnas em depósito, temos todas as condições para garantir, até esse momento, as eleições normais em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Isso é muito importante, porque o calendário eleitoral permanece para o Brasil todo”, afirmou Moraes.


Com a liberação de trechos, trajeto da Região Central a Porto Alegre pode ser feito totalmente pela BR-290


Na quarta-feira, em ato protocolar sem solenidade festiva devido à situação do Estado, Vanderlei Kubiak transmitiu o cargo ao novo presidente do TRE, Voltaire de Lima Moraes, que conduzirá o processo eleitoral. Também ontem o tribunal gaúcho divulgou um relatório sobre os danos já apurados e causados pelas enchentes. Contudo, no que se refere às urnas eletrônicas, o tribunal informou que não foi impossível avaliar danos pelo fato do depósito estar alagado.

 
Assim que se cogitou a possibilidade, a coluna procurou dirigentes de partidos em Santa Maria para saber a opinião sobre o adiamento ou não da eleição. Confira abaixo.


ELEIÇÃO EM OUTUBRO OU MAIS ADIANTE?

Confira a opinião dos dirigentes de partidos com representação no Legislativo de Santa Maria, além de siglas com pré-candidatos a prefeito.
O tamanho das respostas ficou a critério dos presidentes, por isso algumas são mais curtas do que outra


Precisamos ver o que o TRE vai dizer. Em princípio, sou favorável à manutenção das eleições em 2024, podendo ser não, necessariamente, em 6 de outubro”.

Alexandre Pahim, presidente do PCdoB


“Acho que, principalmente, nas cidades afetadas têm que ser prorrogada. Eu não sei as cidades não afetadas como é que vai ser, mas se tiver que ser prorrogada em todo Estado, eu também sou favorável”.

Alexandre Vargas, presidente do Republicanos


“A posição da Executiva Municipal é pela transferência da data das eleições municipais deste ano. Acredita-se que não há clima institucional na grande maioria dos municípios gaúchos, pois muitos deles foram arrasados em suas localidades”.

Antonio Carlos Lemos, presidente interino do MDB


“Ainda não temos opinião formada. Estamos aguardando a orientação do diretório estadual, a quem cabe informar oficialmente sobre o assunto de cunho geral”.

Claudionor Ribeiro, presidente do Novo


"Existem realidades distintas em cada cidade, não há como avaliar isoladamente a situação de cada município, será preciso uma análise das condições técnicas, por parte da Justiça Eleitoral. Talvez um caminho possa ser um certo adiamento, semelhante ao ocorrido na pandemia, porém será preciso entender a realidade do Estado como um todo. Com certeza, a eleição afetará de alguma forma a reconstrução das cidades”.

Guilherme Cortez, presidente do PSDB


“Inicialmente, temos de entender que a vida destas pessoas nunca mais será a mesma, tal qual vivemos durante a pandemia do Covid-19, a instabilidade trouxe muitas inquietações naquela época e, novamente desta vez, no entanto, este é o momento de fazermos valer a democracia. Sou a favor de manter as eleições, compreendendo também que as urnas eletrônicas não constituem o principal problema e que tribunais de outros Estados, e o próprio Tribunal Superior Eleitoral,ofereceram urnas sobressalentes”.

Jorginho Leal, presidente do PSD

“Nesse primeiro momento, é preciso averiguar quais os reais impactos em cada município, não vejo, inicialmente, motivo para adiamento, devemos priorizar o atendimento à população, mas é preciso garantir a legitimidade do processo eleitoral. E será uma boa oportunidade para aqueles aspirantes ao cargo Executivo e Legislativo tratar sobre o tema referente às catástrofes climáticas”.

Marcelino Severo, presidente do Podemos


“Se tiver que prorrogar para novembro, para início de dezembro, não vejo problema nenhum. O momento agora é de resgate, de salvamento, tem muitas pessoas desaparecidas, tem muita gente desalojada, tem muitas pessoas que perderam tudo. A única situação é que a eleição deve sair este ano, seria o correto dentro de tudo que está planejado, até para não mexer no calendário eleitoral nacional e no futuro nos municípios aqui do Estado”.

Marcelo Bisogno, presidente do União Brasil


"A executiva estadual do PSB, reunida no dia 20 de maio, decidiu aguardar o levantamento dos danos causados pela catástrofe climática que atinge o Estado dede o dia 29 de abril para posicionar-se sobre o adiamento das eleições municipais no Rio Grande do Sul.(...)”.

Mário Bruck, presidente estadual do PSB *

*A direção local do PSB foi procurada, mas preferiu enviar a manifestação do presidente estadual.


“Entendo que as eleições devem ser prorrogadas, mas dentro deste ano ainda, porque a gente não tem que pensar só em Santa Maria, mas pensar na situação do Estado todo. Quanto mais passar o tempo, menos uso político que vai ter nos municípios das consequências dessa catástrofe. Em ser mantida em outubro, pode atrapalhar o trabalho das equipes de reconstrução, seja do Poder Executivo municipal, estadual e até federal”.

Pablo Pacheco, presidente do Progressistas


“No caso de Santa Maria, não vejo razão para adiamento. Não há uma catástrofe maior, apesar das baixas desoladoras. Por outro lado, precisa renovar a força no município e abordar consequências, solução (sobre eventos climáticos), priorizar esses problemas das encostas na cidade no campo da política pública. Quanto antes renovar eleitoralmente...”.

Paulo Burmann, presidente do PDT


“No atual momento, nós, de Santa Maria, não temos condições de opinar sobre a manutenção ou adiamento do pleito municipal em 2024, pois graças a Deus nossa cidade foi protegida na catástrofe frente à tanta tragédia que assola outras regiões do Estado. Penso que esse seja o momento de trabalharmos pela reconstrução do RS. Se for decidido que teremos eleições na data já prevista, vamos participar do pleito com tranquilidade pois temos confiança no trabalho que fazemos.”

Roberta Leitão, presidente do PL


“O momento agora é de nos ajudar. Tem muitas pessoas que perderam a vida, perderam suas casas, o trabalho... e assim por diante. Acho que daqui a alguns dias a mais podemos falar desse tema”.

Ronei Lopes, presidente do PT



























Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

Vereadores de Santa Maria apresentam projetos relacionados às chuvas Anterior

Vereadores de Santa Maria apresentam projetos relacionados às chuvas

Eleitores têm até quinta-feira para regularizar situação; confira horários de atendimento e telefones Próximo

Eleitores têm até quinta-feira para regularizar situação; confira horários de atendimento e telefones

Jaqueline Silveira