coluna marcelo martins

Empresa vai instalar sensores na barragem do DNOS na próxima segunda-feira

Barragem do DNOS representa, conforme a Corsan, por 30% do volume de água que abastece Santa Maria
Foto: Renan Mattos (Diário)

A partir da próxima segunda-feira (17), será dado início aos trabalhos de colocação de sensores junto à barragem do DNOS, que abastece Santa Maria. A HidroServ - Serviços Hidrogeológicos e Geofísicos Ltda, de Porto Alegre, ficará responsável pela tarefa. Com ela, a Geoprocsul - que tem um contrato maior para atender demandas de topografia da companhia - se somará aos trabalhos. À medida que o levantamento topográfico é executado pela empresa catarinense, a HidroServ avança na tarefa que é a colocação de sensores ao longo dos 650 metros da barragem. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

A HidroServ foi, neste primeiro trimestre, a vencedora de uma licitação, orçada em R$ 60 mil, para a execução dos trabalhos. Segundo o cronograma, técnicos realizam a visita ao local também na próxima semana. E, com isso, os profissionais da empresa realizarão a parte de campo. Ou seja, durante cinco dias, eles farão a instalação de sensores, que se dão por diagnóstico e com a prática de "imageamento" que, em comparação simples, é como se fosse feito um eletrocardiograma. Ou seja, se colocam os sensores, a imagem é gerada e, depois, ela é retirada.

Dessa forma, de acordo com superintendente da Corsan em Santa Maria, José Epstein, será mapeado o chamado barramento da barragem (que é o ponto mais baixo) até as ombreiras laterais (que é o terreno natural onde a barragem se encaixa). A meta é que ao fim dos trabalhos - quando será emitido um relatório documentado em até 30 dias - se tenha mapeado, por exemplo, a existência de eventuais problemas na parte interna.

Essa espécie de "fotografia interna", que será executada pela empresa, irá se valer de três métodos precisos: eletrorresistividade (investiga a existência de água e estruturas geológicas em profundidade do solo), potencial espontâneo (verifica a existência de infiltrações) e georradar (que é um radar de penetração no solo que utiliza ondas eletromagnéticas de alta frequência para mapear estruturas e feições rasas da subsuperfície, podendo ir até 10 metros de profundidade). A Hidroserv fará, ainda, uma avaliação e um orçamento desse mesmo tipo de serviço da Barragem Saturnino de Brito, que fica em São Martinho da Serra.

Ainda, para esta quarta-feira (12), a subcomissão de Barragens da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa estará em Santa Maria e, com integrantes da Corsan, fará uma visita à barragem do DNOS. A subcomissão, ao fim dos trabalhos, irá emitir um relatório que aponte os gargalos e, ainda, proponha soluções na área de segurança de barragens.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura publica novo edital do videomonitoramento em Santa Maria Anterior

Prefeitura publica novo edital do videomonitoramento em Santa Maria

'A cinematografia sempre abordou a história pela esquerda', diz ex-capitão do Bope Próximo

'A cinematografia sempre abordou a história pela esquerda', diz ex-capitão do Bope

Marcelo Martins