marcelo martins

DEM quer ser protagonista à corrida eleitoral de Santa Maria

Desde que o Democratas (DEM) anunciou que estará na linha de frente da corrida eleitoral à prefeitura de Santa Maria, o partido passou a ser cobiçado e procurado por todos aqueles que já estão colocados ou que ainda pretendem figurar no tabuleiro político. Ao colocar no centro das atenções o nome de Rodrigo Menna Barreto, o mais longevo secretário de Desenvolvimento Rural do município, o médico veterinário tem sido cortejado pelas mais variadas siglas.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

À coluna, o agropecuarista afirmou que o desejo é estar ao lado do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que irá buscar a reeleição. Porém, como a política é dinâmica, isso não impede de o DEM tratar com lideranças de outras legendas e, inclusive, de traçar alternativas longe dos tucanos.

- Hoje, estamos e somos governo. A nossa prioridade é estar e, claro, dar continuidade a esse projeto iniciado em 2016. Mas estamos, como não poderia ser diferente, tratando e avaliando outras possibilidades e caminhos alternativos - resume Menna Barreto.

Presente com três secretarias no governo Pozzobom - Gestão e Modernização Administrativa, Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Econômico -, o DEM, contudo, não abre mão de uma condição para estar do lado de quem quer que seja: ser protagonista. Menna Barreto exemplifica isso:

- O DEM não deixará de buscar e de ter esse protagonismo na majoritária. Isso é algo que colocamos a todos que nos procuraram. Queremos estar na cabeça de chapa ou de vice. Isso é algo que o DEM exige porque temos quadros qualificados. Somos um partido em evidência e isso precisa ser reconhecido.

TRÂNSITO
Menna Barreto também leva com ele, como principal capital político, o trânsito livre com a família Lorenzoni. Não é só a mesma formação acadêmica que o aproxima de Rodrigo Lorenzoni (secretário estadual de Desenvolvimento Econômico) e Onyx Lorenzoni (ministro da Cidadania, na foto acima), Menna Barreto tem acesso direto aos dois, o que, em tempos de crise e de recessão, onde os recursos da União e do Estado estão escasseados, é importante ter quem saiba os caminhos dos recursos. 

O trio formado em Medicina Veterinária sabe que seria uma boa vitrine ter o DEM no comando de Santa Maria a partir de 1º de janeiro de 2021.   

COSTURAS E TRATATIVAS
Recentemente, o DEM esteve reunido com o PSL e com o Cidadania. Até o momento, o PSL não acena com nome próprio à prefeitura. Situação que já é diferente do lado do Cidadania, que tem como pré-candidato o nome de Evandro de Barros Behr. 

O DEM também já esteve tratando de coligações e de planos de governo com o Progressistas e com o MDB que terão a dobradinha Sergio Cechin e Francisco Harrisson. Neste caso, contudo, parece difícil vislumbrar uma composição do Democratas com progressistas e emedebistas, já que o bonde da majoritária para estar fechado. Claro que isso, daqui a pouco, pode ser alterado. 

- Falamos também recentemente com o MDB e com o Progressistas. O Progressistas tem, na prefeitura, o vice-prefeito. E estivemos com o MDB nos dois mandatos do então prefeito Schirmer (2009-2016). Até porque essa é uma relação natural que o DEM tem com esses dois partidos, e que não é de hoje. Não se trata de conveniência, temos um passado recente com todos esses partidos. As construções, seja para o lado que for, acontecerão muito em breve. Mas o DEM terá protagonismo, nem que, para isso, tenhamos que estar sozinhos - avalia.

Como se pode ver, a situação do DEM de Menna Barreto lembra o ditado que diz "ser impossível ficar parado em um trem em movimento".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ceticismo a quem se diz 'outsider' ou 'antissistema' Anterior

Ceticismo a quem se diz 'outsider' ou 'antissistema'

Ao optar por voo solo, PTB anuncia saída de Frente Ampla de PDT e PSB Próximo

Ao optar por voo solo, PTB anuncia saída de Frente Ampla de PDT e PSB

Marcelo Martins