ciosp

Um centro que desperta a atenção (e os olhos) de todos

Marcelo Martins

Criado para ser os olhos eletrônicos da segurança pública de Santa Maria, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) é, sem dúvida alguma, o maior ganho em termos de combate à criminalidade da história recente do município. O investimento milionário, que foi e é bancado pela prefeitura, garante com que quase nove centenas de câmeras de segurança façam o monitoramento de 150 pontos da cidade. Em termos de estratégia e de tendência de uma segurança integrada, o maior município do centro do Estado virou sinônimo de referência e de que há, dentro da máquina pública, espaço para eficiência. Ao lançar mão de recursos do município, e ao mirar na combinação entre tecnologia e segurança, o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) tem visto que o Ciosp passou a ser um lugar de visitação. Prova disso é que os prefeitos de Caxias do Sul, de Pelotas e da cidade catarinense de Joinville estiveram, recentemente, no QG da segurança santa-mariense para conhecer o local.

Controladores aplicam 12 mil multas em setembro em Santa Maria

Os prefeitos Adiló Didomenico (Caxias do Sul) e Paula Mascarenhas (Pelotas), ambos do PSDB, saíram de Santa Maria impressionados com o que viram e, principalmente, com a integração e a orquestração do funcionamento entre as forças de segurança do município. A exemplo dos dois tucanos, Adriano Silva, chefe do Executivo de Joinville e primeiro e único prefeito pelo Novo no Brasil, também quer replicar o exemplo de Santa Maria em Santa Catarina.

Com regras menos rígidas, casamentos voltam a ser celebrados na igreja e nos salões de festa

Além disso, o governador Eduardo Leite e o vice-governador, Ranolfo Vieira Júnior, que também é secretário de Segurança Pública do Estado, já visitaram o local. Além de nomes do alto comando da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Civil e, até mesmo, um cônsul dos Estados Unidos já presenciaram o exemplo que Santa Maria dá em segurança pública ao Rio Grande do Sul e ao país também.

ALIÁS...

Em menos de um mês o PSDB nacional decidirá quem será o nome dos tucanos à presidência da República. Se a tendência se confirmar de o governador gaúcho Eduardo Leite ser o ungido, o prefeito de Santa Maria tende a ser alçado a um protagonismo. Isso, não necessariamente, pode ser em colocá-lo como o escolhido do partido ao Piratini. Mas o currículo, até aqui, do santa-mariense o coloca em evidência. O maior município do centro do Estado e um dos maiores do Rio Grande do Sul tem índices satisfatórios de imunização da população, passando já dos 80%. Há ainda de se esperar pela (esperada e aguardada) escolha pela Escola de Sargentos das Armas (ESA). Se essa situação vier a se concretizar, Pozzobom está mais do que credenciado a ser o nome dos tucanos em 2026.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Heinze polemiza ao dizer ter vergonha da UFSM

Próximo

Em cinco anos, prefeitura demite 15 servidores

Marcelo Martins