expectativas

O que a ESA pode esperar de Santa Maria?

A uma semana da vinda da alta cúpula do Exército ao Rio Grande do Sul, aumentam as expectativas para que a Escola de Sargentos das Armas (ESA, foto) seja alocada em Santa Maria. Nas próximas semanas, o Diário trará uma série de matérias sobre os atrativos e o que o quinto maior município do Estado tem a oferecer ao Exército Brasileiros e aos mais de 2,2 mil alunos, caso a unidade educacional militar seja instalada aqui.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Para os dias 23 e 24 deste mês, é aguardada a vinda do general Juarez Alves Pereira Junior para o que deve ser uma nova tratativa em torno das conversações de qual é a melhor cidade para receber o complexo logístico e educacional. Importante lembrar que o que está em jogo é a busca por um investimento de R$ 1,2 bilhão a ser executado, em até cinco anos, pelo Ministério da Defesa.

A vinda do general Juarez é mais uma fase neste processo iniciado, no ano passado, em que Santa Maria entrou no radar do Exército. Em setembro do ano passado, ele esteve reunido com autoridades e representantes de instituições da cidade.

Santa Maria, apenas ao observar os critérios técnicos colocados pelos militares, está à frente das demais concorrentes Ponta Grossa (PR) e de Recife (PE). Dentro do cronograma previsto de visitas técnicas, que a coluna teve acesso, o Exército visitará a cidade gaúcha em março. E, depois, a sequência prevê que, para o mês de abril, os municípios paranaense e pernambucano sejam os visitados. O anúncio da escolhida será feito em maio.

Até lá, no que depender das forças produtivas locais (empresariado e sociedade civil organizada) bem como o poder público, resta aguardar que o calendário jogue a favor do município. Uma vez que o tempo, neste caso, pode servir para consolidar um entendimento e um amadurecimento pela escolha da cidade a receber a ESA. E, estritamente dentro do critério técnico, Santa Maria seria a escolha óbvia.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A prisão do deputado bolsonarista pelo STF, acaba por criar um 'mártir' Anterior

A prisão do deputado bolsonarista pelo STF, acaba por criar um 'mártir'

O grande teste do prefeito Pozzobom para validar a transparência tão apregoada Próximo

O grande teste do prefeito Pozzobom para validar a transparência tão apregoada

Marcelo Martins