Conheça Conrado, o cão terapeuta que faz a alegria de crianças e adultos em Santa Maria

Conheça Conrado, o cão terapeuta que faz a alegria de crianças e adultos em Santa Maria

Foto: Mateus Ferreira

Conrado e as crianças da escola Baby Fox

Ele tem um olhar dócil e encantador, além de ter um tamanho que impressiona – são 50 quilos de muita fofura. Esse é o cachorro Conrado, um cão da raça boiadeiro de berna, também chamado de bernese e boiadeiro-bernês, que é uma raça canina de trabalho originária de Berna, na Suíça.


O tutor de Conrado é o adestrador Rafael Litchina, 49 anos. Ele explica que a raça bernese não é muito conhecida no Brasil. Esses cães são amáveis, carinhosos e tranquilos para tratarem as pessoas.


– O Conrado é um presente de Deus, um cão maravilhoso, um cão talhado para o bem, para ajudar o próximo, para fazer o bem, para ajudar as pessoas. E esse trabalho ele desenvolve com as pessoas, especialmente com as crianças. Ele é um cão tão tranquilo que as crianças abraçam, pulam. E no trabalho que desenvolvo com a cão terapia, ele contribui demais para o desenvolvimento das crianças – explica o tutor.

Trabalho voluntário

Toda a semana, o Conrado, junto com seu tutor, visita dois locais em Santa Maria. Um deles é a Escola Infantil Baby Fox, uma instituição de ensino localizada na vila São João. Por lá, o Conrado faz a festa das crianças.


A diretora da escola, Priscila Forner, explica que o trabalho do cão terapeuta na instituição auxilia as crianças em diversos aspectos.


- O cão terapeuta agrega vários benefícios para nossas crianças. Ele traz bem-estar e relaxamento. Notamos que com a presença dele as crianças estão mais calmas, mais tranquilas. Elas estão sempre perguntando se o Conrado vem. Então, é gratificante ver elas felizes – explica Priscila.


O cão também é presença confirmada na Turma do Ique, local que atende crianças e jovens em tratamento oncológico no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Nesse espaço, ele fica cerca de uma hora, onde também faz companhia para as crianças e participa das brincadeiras. Conrado também bate ponto no Hemocentro Regional de Santa Maria. Todos esses trabalhos são feitos de forma voluntária há cerca de seis meses.


– Resolvemos ajudar. É um projeto voltado simplesmente a auxiliar todas as crianças, de qualquer segmento. Apenas ajudar – diz Rafael.


O Conrado tem seis anos de idade e por onde passa já é tratado como celebridade. Rafael explica que além dos treinamentos semanais que são executados, o cão bernese tem contato constante com pessoas quando está em locais públicos como parques e praças.


– Eu passeio com ele no shopping e pela rua tranquilo, as pessoas abraçam o Conrado, tiram foto, tocam nele. Isso ajuda a manter o contato dele, a concentração e sempre estar acostumado com a presença das pessoas – conclui o tutor do cão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Otimismo e crescimento caracterizam o atual cenário de imóveis em Santa Maria Anterior

Otimismo e crescimento caracterizam o atual cenário de imóveis em Santa Maria

Quarta Colônia ganha novo espaço gastronômico para fortalecer o turismo da região Próximo

Quarta Colônia ganha novo espaço gastronômico para fortalecer o turismo da região

Diário de Santa Maria