Dupla Valdeci e Farret é confirmada na disputa à prefeitura de Santa Maria

Dupla Valdeci e Farret é confirmada na disputa à prefeitura de Santa Maria

Foto: Christiano Ercolani (Divulgação)


Ao embalo da música Anunciação, a dobradinha Valdeci Oliveira (PT), e José Farret (União Brasil), formada ainda em 2023, foi lançada, oficialmente, na manhã gelada deste sábado (6). A aliança PT e União Brasil foi fechada em julho do ano passado e, desde lá, especulações circulavam nos bastidores sobre a possibilidade de o médico não ser confirmado como o vice da chapa, o que não se comprovou com o anúncio da dupla diante da militância petista, que lotou a sede do partido e gritou “Farret, Farret!”.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia ​

Ao longo do ato político, representantes de diferentes movimentos, como da juventude, de mulheres e da negritude, ocuparam o microfone. Colega de Valdeci na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Jefferson Fernandes (PT) destacou “a lealdade” do companheiro de partido com os colegas de bancada.

 

Situação do Estado

Em seguida, manifestou-se o nome de maior destaque, atualmente,do PT no Estado: Paulo Pimenta (PT), ministro da Secretária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul da Presidência. Antes de falar especificamente sobre os pré-candidatos, ele abordou a situação do RS e o “tamanho” de sua responsabilidade diante do desafio de reconstrução do Estado. ”Temos vivido um período muito difícil”, afirmou. Já sobre o lançamento da dobradinha, o ministro disse que: “O povo tem saudade do Valdeci, o povo tem saudade do Dr. Farret”.

Com 82 anos, o ex-prefeito Farret parte para mais uma eleição e fez uma ironia com eleitores que criticam o fato “de serem os mesmos". “Mas que povo sábio que não troca o amor velho por um amor novo”, disse o médico, fazendo muitos elogios ao governo Lula e às qualidades de Valdeci e Pimenta.


Discurso para periferia

Último a falar, o pré-candidato a prefeito fez um discurso voltado para periferia. ”Precisamos voltar a ter uma cidade de inclusão social. Não podemos achar que é normal as pessoas passarem dificuldades”, afirmou ele. Sobre a relação com seu companheiro de chapa em momentos que tiveram em lados opostos, inclusive ideologicamente – esquerda e direita –, disse que fez críticas à administração do ex-prefeito enquanto era vereador, mas não “ataquei a pessoa do Dr.Farret”. 

Durante a manifestação, Valdeci lançou mão de um argumento que deve ser muito explorado na campanha: a relação com governo Lula, frisando que é o “o único candidato” que pode viajar a Brasília e ser recebido pelo presidente, além de poder ligar a qualquer momento para o ministro Pimenta. O petista também fez menção à derrota para o atual prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), em 2016, por uma diferença de 226 votos. “Não vamos ficar no salto alto”, concluiu.      

         

O articulador da dupla

Foto: Christiano Ercolani

A formação da chapa Valdeci Oliveira e José Farret foi considerada surpreendente, uma vez que o deputado sempre militou na esquerda, e o médico tem toda a trajetória forjada na direita. Essa construção começou a ser costurada por Brasília. O ministro Paulo Pimenta é o grande responsável pela dupla lançada neste sábado. A articulação de bastidor ocorreu, especialmente, entre ele e o presidente estadual do União Brasil, deputado federal Luiz Carlos Busato.

A filiação de Farret, que estava sem partido, ao UB, em julho de 2023, já foi pensada para ser o companheiro de chapa de Valdeci. Desde lá, a dupla começou a participar de muitos eventos. Neste sábado, Farret fez um agradecimento a Pimenta pela articulação.   

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

PSol confirma pré-candidatura própria ao Executivo e em busca de vice, PDT lança pré-candidato à prefeitura Anterior

PSol confirma pré-candidatura própria ao Executivo e em busca de vice, PDT lança pré-candidato à prefeitura

Recurso para Defesa Civil; série com prefeituráveis; canal de denúncias do MP Próximo

Recurso para Defesa Civil; série com prefeituráveis; canal de denúncias do MP

Jaqueline Silveira