coluna marcelo martins

Ministro da Ciência e Tecnologia participa de congresso aeroespacial na UFSM

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, estará em Santa Maria na próxima segunda-feira. Ele participará da segunda edição do Congresso Aeroespacial Brasileiro (CAB), que ocorrerá no campus principal da UFSM. O evento, que é um espaço para debater os setores aeronáutico e astronáutico, seguirá até o dia 19 deste mês. O CAB é itinerante e é a primeira vez que é realizado em solo santa-mariense. A assessoria do ministro confirmou ao gabinete do reitor Paulo Burmann que o ministro - que esteve internado mas já deu alta do hospital nesta quinta-feira, em Brasília, por conta de um mal-estar - estará presente no congresso. Na primeira edição do CAB, em 2018, o ministro e ex-astronauta foi um dos palestrantes do congresso que ocorreu na UniAmérica, em Foz do Iguaçu.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

A realização do CAB na UFSM é creditado ao Centro de Tecnologia (CT), onde está sediado o curso de Engenharia Aeroespacial, criado em 2014 e que, terá em janeiro de 2020, a primeira turma de formandos. Ao todo, são cerca de 150 alunos no curso.

A previsão é que o ministro chegue a Santa Maria na segunda pela manhã, por volta das 10h. Na sequência, ele fará uma fala inicial na abertura do CAB. E, para a tarde, a previsão é que ele tenha uma agenda com o reitor Paulo Burmann. A projeção inicial é que o ministro permaneça no campus principal até as 15h da segunda.

O diretor do CT, o professor Tiago Marchesan, avalia como um ganho à universidade a realização do CAB dentro do campus principal. Desde que o curso de Engenharia Espacial foi criado, há cinco anos, o CT firmou uma parceria com a Ala 4 (antiga Base Aérea de Santa Maria) que, desde o ano passado, tem se mostrado benéfica ao curso, lembra o professor. Além das aulas práticas e do projeto de eficiência energética - que é desenvolvido em parceria com a Ala 4 -, a Força Aérea Brasileira (FAB) fez a doação de uma série de aparelhos e equipamentos ao curso.

Marchesan cita que, entre os itens, estão equipamentos de aviônica (utilizados como suporte de navegação), antenas e ainda um avião AMX para serem utilizados como forma de estudo pelos alunos da Engenharia Espacial. O curso também deve receber um Bandeirante, avião que marcou a origem da Embraer, motores aeronáuticos e comandos de voo .

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

No MP, taxistas reclamam de aplicativos e dos executivos

Próximo

Vice-governador do Estado estará neste mês, pela primeira vez, em Santa Maria

Marcelo Martins