coluna marcelo martins

Corsan irá inaugurar nova barragem em Silveira Martins

18.386


Foto: Corsan

A Corsan irá inaugurar nesta sexta-feira, às 10h, uma nova barragem em Silveira Martins. De acordo com o superintendente da companhia em Santa Maria, José Epstein, a obra teve início em abril de 2018 e foi concluída em junho deste ano a um custo de R$ 3,6 milhões. O investimento da própria Corsan foi executado pela construtora Zambrano, da Região Metropolitana, que havia vencido o processo licitatório. O montante aplicado leva em conta desde a aquisição de terreno (de cerca de 18 hectares) à execução dos serviços. 

Leia mais colunas de Marcelo Martins

A nova estrutura, explica Epstein, foi construída em cima da antiga barragem - que tinha mais de 25 anos - e já se mostrava defasada. Com isso, a capacidade de acumulação de água da nova barragem foi aumentada em mais de 10 vezes. Ou seja, ela sai dos atuais 8 milhões de litros para 90 milhões de litros. Durante a execução das obras, se fez o rebaixamento do nível da água para a construção da nova estrutura, que é toda de concreto armado. Os serviços ainda contemplaram o cercamento de toda área que se enquadra como APP (área de preservação permanente), que é de 32 hectares.

O ganho da nova barragem, reforça Epstein, é que, na prática, ela irá eliminar o risco de falta d'água em períodos de estiagem, próprios no verão: 

- Tínhamos, em média, a cada cinco anos, um ciclo de estiagem ali no município. Agora, com esta obra, esse problema é praticamente eliminado. Ainda que, por exemplo, tenhamos períodos prolongados de estiagem, Silveira Martins não ficará mais suscetível. É a garantia de abastecimento de 700 imóveis e cerca de 2 mil pessoas diretamente beneficiadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corsan fará Estação de Tratamento de Esgoto que beneficiará moradores do Km 3 Anterior

Corsan fará Estação de Tratamento de Esgoto que beneficiará moradores do Km 3

Desta vez, alguém será contra a reforma do Calçadão? Próximo

Desta vez, alguém será contra a reforma do Calçadão?

Marcelo Martins