marcelo martins

A ilha da magia, em apenas dois dias, virou a ilha do terror

18.386

Em um intervalo de dois dias, a estimada e querida Santa Catarina de todos os brasileiros e, em especial, dos gaúchos, dominou a cena do noticiário nacional. Chamada carinhosamente de "ilha da magia", o Estado vizinho foi elevado à condição de "ilha do terror".  

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Primeiro foi o caso de uma equipe de TV que foi agredida quando fazia uma matéria sobre fiscalizações nas praias, em tempo de pandemia, durante o feriado de Finados. Depois, veio o caso ainda mais chocante e estarrecedor, envolvendo a influencer Mariana Ferrer. A acusação era de estupro de vulnerável. A vítima tinha, à época do fato em 2018, 21 anos, e estava dopada para consentir com a relação sexual que foi praticada contra si pelo empresário André de Camargo Aranha, conforme noticiado amplamente no noticiário nacional.

Porém, agora em novembro, o empresário foi absolvido, e o caso foi classificado como "estupro culposo". Ou seja, "quando não há intenção de estuprar". O ineditismo é a criação de um crime que sequer existe.

A cumplicidade do Judiciário com o homem branco, hétero e empresário ficaram gritantes. Prevaleceu a lógica de que a vítima é invariavelmente culpada. E, se algo lhe aconteceu, é porque ela "fez por onde" ou, ainda, "estava provocando".

Além de toda exposição e execração da vítima, quem teve acesso às cenas da audiência pode verificar o escracho e o linchamento ao qual foi exposta a vítima. No vídeo, que viralizou nas redes sociais, o advogado do empresário, Cláudio Gastão da Rosa Filho, humilha a influencer e dispara:

- Não adianta vir com esse teu choro simulado e falso, e essa lágrima de crocodilo.  

Em meio ao estarrecimento e a um incontido choro, ela pede ao juiz Rudson Marcos, que se mostrou totalmente conivente na audiência, respeito: 

- Eu gostaria de respeito. Eu estou implorando por respeito no mínimo. Nem os acusados nem os assassinos são tratados da forma que eu estou sendo tratada, pelo amor de Deus.

A defesa de Mariana já recorreu da absurda e vergonhosa decisão. 

TRISTE RESUMO 
O ministro do STF Gilmar Mendes, tantas vezes criticado por suas posturas, algumas polêmicas, foi de uma propriedade e de uma precisão incríveis ao resumir o que aconteceu. Escreveu ele no Twitter:

- As cenas da audiência de Mariana Ferrer são estarrecedoras. O sistema de Justiça deve ser instrumento de acolhimento, jamais de tortura e humilhação. Os órgãos de correição devem apurar a responsabilidade dos agentes envolvidos, inclusive daqueles que se omitiram.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário fará último debate à prefeitura de Santa Maria Anterior

Diário fará último debate à prefeitura de Santa Maria

Na Câmara de 2021, os partidos tradicionais sairão mais fortalecidos Próximo

Na Câmara de 2021, os partidos tradicionais sairão mais fortalecidos

Marcelo Martins