Jaqueline Silveira

Famurs adia posição sobre ICMS e Sindilojas se posiciona contra aumento

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) adiou a decisão sobre a posição oficial da entidade quanto ao projeto que aumenta as alíquotas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 17% para 19,5%, que será votado no Legislativo estadual.


Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​A Famurs tomaria a decisão sexta-feira em assembleia-geral, mas adiou com objetivo de dar mais tempo para a avaliação dos municípios.

 
A definição ficou para o início da tarde de quarta-feira, quando os presidentes das associações regionais, que integram a assembleia-geral, baterão o martelo. Na reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB), a maioria dos prefeitos se manifestou favorável ao projeto do Piratini, até porque os gestores têm dificuldades financeiras e o aumento do ICMS teria impacto nos cofres municipais. 


Com rompimento entre PSDB e PT, novo bloco se forma para presidir a Câmara de Santa Maria em 2024

Com dificuldades para aprovar o projeto na sua base, o governo Leite conta com a posição favorável Famurs para pressionar os deputados.


Posição contra o aumento


Um dos deputados que votarão o projeto do ICMS, Valdeci Oliveira (PT) recebeu um documento, na quinta-feira, com a posição do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas) contrária ao aumento das alíquotas. 

Presidente do Sindilojas, Ademir da Costa entregou ao deputado Valdeci documento com a posição oficial da entidade contra aumento do ICMSFoto: Christiano Ercolani (Divulgação)

O presidente da entidade, Ademir da Costa (à esq.), solicitou, ainda, que o petista faça uma moção de repúdio à proposta do Piratini. A votação na Assembleia deverá ocorrer até dia 20 de dezembro. Valdeci já se manifestou contrário ao projeto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apoio de Deltan a Giuseppe, prefeito Silvio e Natal Pet Anterior

Apoio de Deltan a Giuseppe, prefeito Silvio e Natal Pet

Com rompimento entre PSDB e PT, novo bloco se forma para presidir a Câmara de Santa Maria em 2024 Próximo

Com rompimento entre PSDB e PT, novo bloco se forma para presidir a Câmara de Santa Maria em 2024

Jaqueline Silveira