Cenário à prefeitura tem decisões e até alianças inesperadas

Os próximos 15 dias tendem ser decisivos para a disputa à prefeitura de Santa Maria. Isso porque a partir de 20 de julho começam as convenções, período em que serão oficializados os candidatos e as alianças.


 ​​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Com os prazos se afunilando, os partidos aceleram as decisões. Agora, já são três dobradinhas na disputa do Executivo e ao total sete pré-candidatos no momento: Giuseppe Riesgo (Novo), Moacir Alves (PRD), Paulo Burmann (PDT), Roberta Leitão (PL), Rodrigo Decimo (PSDB), Tony Oliveira (Podemos) e Valdeci Oliveira (PT). Confira as últimas movimentações do cenário eleitoral.


Foto: Reprodução

Primeira dobradinha será oficializada

Primeira dobradinha anunciada, ainda em 2023, o deputado estadual Valdeci Oliveira, pré-candidato a prefeito do PT, e o ex-prefeito José Farret (União Brasil), vice na chapa, farão o lançamento oficial na manhã do próximo sábado, na sede do PT, recém- inaugurada. 

 
Por ter passado grande parte de sua trajetória política militando na direita, mais precisamente no Progressistas e seus vários nomes, Farret também era um nome pouco provável para vice de Valdeci, identificado com a esquerda.


Foto: Reprodução

Uma coligação pouco provável 

Uma das definições e, até surpreendente, dos últimos dias no cenário à prefeitura é a aliança entre o Novo, do pré-candidato a prefeito Giuseppe Riesgo, e o MDB, que chegou a lançar a ex-vereadora Magali Marques da Rocha depois da renúncia do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel.  

 
A coligação será oficializada amanhã à noite, às 19h30min, no auditório da Cesma, durante o lançamento oficial de Giuseppe com Magali de vice. Ambos os partidos divulgaram os convites ontem com o slogan que deve marcar a campanha: “O futuro chegou!”. A diferença é que na divulgação do MDB (ao lado) já consta as duas legendas e na do Novo, apenas dá uma pista na postagem junto ao convite: “farei um anúncio muito importante para nossa cidade e quero estar cercado de todos os meus amigos e apoiadores!”, escreveu Giuseppe.

 
Desde o início das articulações, o caminho apontava que o pré-candidato do Novo teria como aliado o Progressistas ou até poderia se filiar ao partido para disputar a prefeitura ou então uma coligação com a lenda e mais o PL, da pré-candidata Roberta Leitão, por mais afinidade ideológica. Contudo, nada se confirmou e o MDB, que era pouco provável como aliado, será o partido que estará no palanque e dará sustentação ao Novo.


Foto: Divulgação

Com as bênçãos do presidente estadual 

O presidente estadual do Progressistas, deputado federal Covatti Filho, recebeu, na segunda-feira, na sede do diretório da sigla, em Porto Alegre, a cúpula do partido de Santa Maria. Na oportunidade, ele referendou a aliança do partido em Santa Maria – aprovada pelo diretório municipal – com o PSDB, do pré-candidato a prefeito Rodrigo Decimo, atual vice-prefeito.  

 
E mais do que isso: o presidente estadual referendou o nome da nova filiada do Progressistas a ex-secretária de Educação Lúcia Madruga, que acompanhou a direção no encontro, como vice de Decimo. “Eu já conhecia o trabalho da professora em Santa Maria e toda essa articulação entre o PP e o PSDB me deixou muito contente. A chapa foi muito bem desenhada e até o governador Eduardo Leite afirmou isso em um diálogo recente que tivemos. Estamos tratando de Santa Maria com cuidado e prioridade”, afirmou Covatti Filho (ao centro).

 
Já Lúcia destacou o trabalho realizado há mais de sete anos à frente da pasta da Educação e também relembrou sua trajetória de 30 anos na UFSM. “(...) Então, tem uma caminhada a ser avaliada e valorizada para partir para uma nova missão. Estar alçada à pré-candidatura para vice-prefeita é de um orgulho imenso e estou pronta para encarar mais esta caminhada”, acrescentou ela.
Na reunião, além de Lúcia, participaram o presidente local do partido, vereador Pablo Pacheco (à dir.), e os ex-presidentes Marcelo Dalla Corte (à esq.) e Mauro Makof (camiseta clara).


Leia mais:

Obra entregue pela Corsan deve melhorar abastecimento de 40 mil pessoas na Região Central

Aumenta o número de mortes no Estado devido as enchentes; são 180 óbitos conforme a Defesa Civil

Destaque a quem faz a diferença: conheça as 10 mulheres homenageadas no 1º Prêmio Ana Primavesi

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo e MDB selam aliança e lançam a dobradinha Giuseppe e Magali à prefeitura de Santa Maria Anterior

Novo e MDB selam aliança e lançam a dobradinha Giuseppe e Magali à prefeitura de Santa Maria

Política, chimarrão, frio e os desdobramentos do cenário em Santa Maria Próximo

Política, chimarrão, frio e os desdobramentos do cenário em Santa Maria

Jaqueline Silveira