Política, chimarrão, frio e os desdobramentos do cenário em Santa Maria

MDB e Novo devem estar no mesmo palanque

O MDB deverá ser o grande aliado da pré-candidatura do ex-deputado Giuseppe Riesgo (Novo) à prefeitura. Tudo indica que é uma questão de tempo para o MDB fazer o anúncio da aliança e muito, provavelmente, com a então pré-candidata a prefeita do partido, a ex-vereadora Magali Marques da Rocha, como vice na chapa de Giuseppe.


​​​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

 
Há 15 dias, o MDB e o PDT davam indícios que poderiam estar no mesmo palanque, embora, ao mesmo tempo, a legenda também mantivesse conversas com Giuseppe, que se mostrava bastante otimista com a possibilidade de coligação, que tudo indica, agora, é real. Inclusive o MDB já teria comunicado ao concorrente do PDT, o professor Paulo Burmann, da decisão em fechar com o Novo. Os dois partidos, agora, tentam atrair para aliança o Podemos, que tem como pré-candidato a prefeito o vereador Tony Oliveira, que está no alvo ainda do PL e do PDT.

 
Se confirmar a coligação com o MDB, Giuseppe dá uma virada de chave e ganha fôlego para sua campanha depois de tentar o Progressistas, que apoiará o atual vice-prefeito Rodrigo Decimo (PSDB), e o PL, da pré-candidata Roberta Leitão. Além de não ficar isolado, ele consegue um partido com estrutura para se somar ao Novo.


O trio do chimarrão e da campanha

O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) é o fiador da dupla que defenderá o seu projeto de oito anos de governo. Pré-candidato a prefeito pelo PSDB, o vice-prefeito Rodrigo Decimo (à dir.) terá de vice na chapa a ex-secretária da Educação Lúcia Madruga (Progressistas). Embora o trabalho bastante elogiado na pasta, ela sempre teve um perfil discreto, contudo tem aparecido em vários eventos e está ativa nas redes sociais, o que não era hábito.

 
O trio do chimarrão durante a inauguração das quadras do Parque Itaimbé no sábado será visto com muita frequência na campanha, puxado por Pozzobom, uma espécie de abre alas da dupla.


Muitas andanças em meio ao frio de renguear cusco

O pré-candidato a prefeito do PT, Valdeci Oliveira, gastou sola de sapato ao longo do final de semana gelado. Pelas diversas fotos publicadas nas suas redes sociais, o petista passou por diferentes locais e eventos.

 
Algumas das agendas, Valdeci fez ao lado do pré-candidato a vice, o ex-prefeito José Farret (União Brasil). Outras, com o irmão Valdir Oliveira, que concorre à reeleição.

 
A foto acima é do sábado em jantar na casa de eleitores no distrito de Arroio do Só. Numa noite fria de renguear cusco, Valdeci fez um cafuné no cachorro Sansão.


Vem para a disputa

Nome muito bem cotado na bolsa de apostas para concorrer à Câmara de Vereadores desde que deixou o PDT, no segundo semestre de 2023, e ingressou no União Brasil – do qual é presidente –, Marcelo Bisogno confirmou que vem para a disputa. Ele chegou a descartar, em um momento, a pré-candidatura a vereador e a dúvida seguiu até os últimos dias.

 
Mas no sábado, o ex-vereador divulgou um comunicado sobre o afastamento do programa que apresentava na Rádio Imembuí por ser pré-candidato. Isso porque, desde ontem, a legislação proíbe emissoras de rádio e de TV transmitirem “programa apresentado ou comentado por pré-candidata ou pré-candidato”. Bisogno e seu partido, que apoiará Valdeci Oliveira (PT) à prefeitura, avaliaram que ele tinha de reforçar a nominata.


Eleições no centro da conversa

Ex-senadora e atual vice-presidente estadual do PSD, a jornalista Ana Amélia Lemos fez uma passagem rápida por Santa Maria, sexta-feira, oportunidade em que conversou com o presidente do partido da cidade, Jorginho Leal (à esq.). As eleições de outubro, como a nominata à Câmara e os recursos do Fundo Eleitoral que devem ser destinados aos pré-candidatos da legenda em Santa Maria, centralizaram a pauta, segundo Jorginho. O PSD é um dos partidos com mais verbas do fundo: mais de R$ 420 milhões no total.

 
Quanto à disputa para a prefeitura, o PSD se reuniu com todos os partidos com pré-candidatos, mas flertou mais com o PT, do deputado Valdeci Oliveira, e com o PSDB, do vice-prefeito Rodrigo Decimo, com quem parece mais próximo de fechar apoio. Nos próximos dias, o PSD anunciará sua posição, informou o presidente.


Leia mais:

Som na Concha Acústica ecoa novamente e cerca de duas mil pessoas prestigiam reinauguração

Com geada, Santa Maria e região registram temperaturas negativas neste domingo; confira a previsão para a semana

Julho terá bandeira amarela na conta de luz; veja de quanto será o acréscimo

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Cenário à prefeitura tem decisões e até alianças inesperadas Anterior

Cenário à prefeitura tem decisões e até alianças inesperadas

Partido Novo começa encontros estratégicos; reajuste de salários para futuros eleitos na região Próximo

Partido Novo começa encontros estratégicos; reajuste de salários para futuros eleitos na região

Jaqueline Silveira