opinião

Um setor que carece de construção de soluções

18.386

O Diário noticia, de longa data, um drama de quem empreende e emprega em Santa Maria: as dificuldades do setor da construção civil. A falta de agilidade e de eficiência fizeram casa e, ainda, contam com habite-se e alvará de funcionamento dentro da prefeitura. É óbvio, e seria ingenuidade ou, até mesmo, estupidez, imaginar que a celeridade da iniciativa privada consiga ser replicada dentro da máquina pública. Mas um pouquinho, que seja, poderia ser almejado. 

E é isso o que a gestão do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) tenta com essa reforma administrativa. Ainda que ela não tenha apresentado novos nomes e, inclusive, aposte em alguns já desgastados, a iniciativa é meritória: romper com as amarras da leniência e da letargia do staff público. 

Pastora Lorena volta à Câmara de Vereadores de Santa Maria

Considerada a maior "indústria" da cidade, a construção civil, mesmo em meio à pandemia, empregou e cresceu no ano passado. Matéria feita com o repórter de Política, Maurício Araujo, nesta edição (confira nas pág.23 a 28), mostra o quão representativo é esse setor. Ainda assim, o poder público, historicamente, consegue, ano após ano, dificultar a vida desse empresariado. A espera, para viabilizar um empreendimento, chega a levar cansativos e maçantes dois anos. 

ALIÁS...

Em 2012, o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) doou à prefeitura um software para informatizar o sistema voltado ao setor. O que nunca aconteceu. Por quê? Resistência de um pequeno grupo de servidores que emperra as tentativas de derrubar o muro da ineficiência. Morosidade que se desdobra em lentidão na análise de projetos e coloca em risco empreendimentos novos. 

Pozzobom no rastro da vacina

É chegada a hora de saber se essa gestão, a exemplo das anteriores, será soterrada pelo lobby de meia dúzia, ou, então, se o governo municipal dará as regras do jogo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pozzobom ainda está em campanha ou será uma nova? Anterior

Pozzobom ainda está em campanha ou será uma nova?

Pozzobom no rastro da vacina Próximo

Pozzobom no rastro da vacina

Marcelo Martins