retorno

Pastora Lorena volta à Câmara de Vereadores de Santa Maria

Ao menos neste mês, com o retorno da pastora, serão sete mulheres no Legislativo, o que representa um terço da composição da Casa.

Maurício Araujo

Foto: Charles Guerra (Arquivo/Diário)
Em 2017, pastora Lorena assumiu como vereadora no lugar de João Chaves. À época, ela também era primeira suplente do PSDB

Na próxima terça-feira, a Câmara de Vereadores de Santa Maria terá, novamente, alteração na sua composição. A primeira suplente do PSDB, pastora Lorena dos Santos, 69 anos, assumirá a cadeira do partido, até então ocupada pelo titular Juliano Soares. Juba, como é conhecido, passa a integrar o quadro do Executivo municipal, assumindo a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. Ainda na segunda-feira, ele tomará posse. No dia seguinte, ela já deve estar presente na sessão plenária da Casa.

Educadora Maria Rita Py Dutra toma posse na Câmara

Pastora Lorena não é um rosto novo no Parlamento nem mesmo no mundo político. Na legislação passada, ela também ficou na primeira suplência, mas assumiu a vaga quando João Chaves (PSDB) foi convocado pelo prefeito Jorge Pozzobom para a Secretaria de Desenvolvimento Social. Pasta, aliás, que ela também foi secretária, em 2018, quando Chaves retornou ao Legislativo. Nesta nova oportunidade, Lorena afirma que continuará priorizando as pautas voltadas às mulheres, como a busca por direitos, igualdade e combate à violência doméstica.

Ligações com tons ameaçadores a vereadores são levadas à Polícia Civil

Neste ano, a mais nova vereadora da Câmara enfrentou superações pessoais. Foi internada por complicações da Covid-19 em março, junto com o marido, o também pastor Izidoro Leles dos Santos. Lorena conseguiu vencer a batalha, mas o companheiro, com quem foi casada por 51 anos, não resistiu e morreu aos 77 anos vítima da doença.

MULHERES NA CÂMARA

Com a chegada da Pastora Lorena, a Câmara de Vereadores terá um feito inédito. Ao menos neste mês, serão sete mulheres no Legislativo, o que representa um terço da composição da Casa. A tucana terá a companhia de Anita Costa Beber (Progressistas), Roberta Leitão (Progressistas), Marina Callegaro (PT), Luci Duartes, a Tia da Moto (PDT), Helen Cabral (PT) e Maria Rita Py Dutra (PC do B).

HABITAÇÃO

Na última quinta-feira, o vereador Juba já se despediu dos colegas de Câmara. O ofício para que se afastasse das funções do Legislativo passou a valer desde sexta-feira. Na segunda-feira, ele se apresenta para a posse na Secretaria de Habitação. Apesar de não estar inteirado de todas as demandas da pasta, afirma que o objetivo é dar continuidade nos trabalhos re regularização fundiária. Ao seu lado, permanece como secretário-adjunto Wagner Bitencourt. 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190