O pré-candidato à prefeitura de Santa Maria, o vereador Luciano Guerra (PT), tem sido um dos políticos mais atuantes na realização de lives desde que a pandemia da Covid-19 imprimiu um novo e inusitado ritmo na fase de pré-campanha.
Leia mais colunas de Marcelo Martins
O petista fez, na semana que passou, uma live com o reitor da UFSM, Paulo Burmann, para tratar da necessidade de realizar e, posteriormente, de manter parcerias do poder público com a iniciativa privada e com as universidades daqui.
Ao ver potencial, nesta relação do Executivo municipal com a iniciativa privada aliada às instituições de Ensino Superior da cidade, Luciano Guerra diz ver um "enorme potencial" nesta relação. Situação que, para o parlamentar, precisa ser explorada pelo próximo gestor municipal:
- E essa parceria não se restringe a um ou outro setor. É uma parceria que pode envolver diversas áreas. Eu tenho esse entendimento e, se eleito for, vou trabalhar neste sentido.
O reitor Burmann endossou o entendimento do pré-candidato ao afirmar que quando se estabelece pontes entre o poder público e o setor empresarial, a população sempre ganha.
- Quando há aproximação entre universidade, poder público e setor empresarial, sem disputa de espaços e sem medo de sombras, a população visivelmente ganha.
PARCERIAS
Burmann citou que a UFSM trabalha, no momento, em uma parceria com o município e a Secretaria Estadual da Educação para veicular conteúdos voltados à educação básica, produzidos pelas escolas e pelas universidades, em uma cadeia de rádios comunitárias e comerciais e de televisão.
EM TEMPO...
Burmann, que é filiado ao PDT, já participou de live com o pré-candidato pedetista Marcelo Bisogno, que concorrerá ao lado de Fabiano Pereira, do PSB. Burmann, aliás, depois que concluir o mandato de reitor deve ser alçado à política. A vontade do presidente do PDT gaúcho, Pompeo de Mattos, é ver Burmann concorrendo a prefeito ou a deputado.