"Independente da divisão que estivermos, estaremos disputando", diz presidente do São Gabriel após rebaixamento virtual do clube à Terceirona Gaúcha

Foto: Gean Camargo

Após mais uma derrota, o São Gabriel está virtualmente rebaixado para a Terceirona Gaúcha. A equipe foi goleada por 4 a 0 pelo Aimoré, na tarde de domingo (7), em jogo válido pela 13ª rodada da Divisão de Acesso, e segue na lanterna do Grupo B, com cinco pontos. O rival direto na briga, Futebol Com Vida, que ocupa a 7ª colocação, perdeu para o Lajeadense por 1 a 0, mas aumentou a diferença no saldo para nove gols. Os dois times seguem separados por três pontos, desde que o clube de Viamão venceu o duelo em São Gabriel, na 12ª rodada.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

A crise financeira

O clube da Terra dos Marechais deu indícios desde o começo do campeonato que disputaria na parte de baixo da tabela. Na primeira rodada, após perder para o Bagé por 2 a 0, o técnico Douglas Rodrigues foi demitido em função de problemas financeiros da equipe. Desde então, o São Gabriel contou com dois novos treinadores, Ederson Araújo e Daniel Pereira, que não puderam comandar na beira do gramado, já que o time não podia inscrevê-los no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em função de dívidas. Sendo assim, Caio Flávio Rodrigues, o Cascão, esteve na casamata a partir da segunda rodada e foi efetivado no cargo a partir da 9ª partida.


De acordo com o presidente do time gabrielense, Almeron Vaz, os problemas financeiros tiveram início durante a pandemia e ganharam força nesta temporada, quando o clube teve de repassar toda a verba de patrocínios para o pagamento de dívidas, que passam dos R$ 700 mil.


– No dia 26 de janeiro de 2024, o clube foi “congelado” pela Justiça Trabalhista, dificultando a inscrição dos jogadores. Nós não tivemos dinheiro de patrocínio entrando, porque as empresas foram notificadas que as verbas seriam direcionadas a uma conta judicial. No jogo contra o Futebol Com Vida (12ª rodada), a renda de R$ 810 (bruto) foi toda repassada, assim como será a da última partida, contra o Bagé – afirmou Vaz, reforçando que o clube não pôde nem receber o auxílio de custos da FGF fornecido após o período das enchentes.


Em 13 jogos na Divisão de Acesso 2024, o São Gabriel venceu apenas uma vez, na 3ª rodada, contra o Futebol Com Vida, em Viamão, por 1 a 0. Além disso, foram dois empates, contra Aimoré e Lajeadense, e 10 derrotas, sendo nove em sequência.


O futuro do clube

Já pensando nos próximos passos, o São Gabriel pretende disputar o Gauchão A2 sub-20 2024, assim como em 2023, quando chegou até as quartas de final. Quanto ao futebol profissional, o presidente garante que a equipe disputará a Terceirona Gaúcha em 2025 e terá a base como principal fonte de atletas, se o rebaixamento for confirmado oficialmente.


– Até 30 de dezembro de 2025, final do meu mandato, os torcedores podem ficar tranquilos que o clube vai estar de pé. Independente da divisão que estiver, nós estaremos disputando. A Terceirona é como se fosse um sub-23, então nós já vamos contar com a maioria dos atletas nas categorias de base – disse o presidente do São Gabriel, confirmando que a equipe tentará novamente parcerias com empresários para o próximo ano, estratégia utilizada em 2024 para a montagem do elenco.


Ainda existem chances matemáticas

Apesar do rebaixamento virtual, o Sanga ainda tem chances matemáticas de permanecer na Divisão de Acesso. Com cinco pontos na tabela, o time da Terra dos Marechais precisa vencer o Bagé, em casa, na quarta (10), às 15h, e torcer por um tropeço do Futebol Com Vida contra o Monsoon, no mesmo dia e mesmo horário. Além disso, a equipe precisa tirar uma diferença de nove gols em relação ao clube de Viamão, penúltimo colocado e concorrente na disputa.


Outro fator que passa a ser analisado envolve a parte jurídica do esporte. Vaz afirma que a partir de agora o clube estará atento para possíveis escalações irregulares e descumprimentos do regulamento por parte de outras equipes do Grupo B.


– Até então nós não estávamos cuidando disso, porque nós estamos aceitando aquilo que está vindo para nós e que está vindo por nossas dificuldades. Mas agora nós ligamos um alerta e vamos acompanhar os fatos e escalações – disse Vaz.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter-SM divulga preços promocionais para quem for assistir jogo contra o Pelotas Anterior

Inter-SM divulga preços promocionais para quem for assistir jogo contra o Pelotas

Inter-SM perde para o Bagé, interrompe sequência de vitórias, mas mantém liderança do grupo na Divisão de Acesso Próximo

Inter-SM perde para o Bagé, interrompe sequência de vitórias, mas mantém liderança do grupo na Divisão de Acesso

Esportes