coluna marcelo martins

Parceria da prefeitura com empresa possibilita melhorias no Cemitério Ecumênico

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Ao se valer das chamadas medidas compensatórias, a prefeitura de Santa Maria ataca um dos principais calcanhar-de-aquiles encravado no perímetro urbano da cidade: o Cemitério Ecumênico Municipal. Sinônimo de abandono e de descaso, o espaço virou uma incomodação e uma dor de cabeça para sucessivas administrações que não conseguiram dar cabo ao problema.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Ainda nesse mês, uma empresa do setor da construção civil deu início a uma série de melhorias no local. Isso é possível graças às medidas compensatórias - previstas por meio de uma alteração feita pela gestão Pozzobom (PSDB) junto ao Plano Diretor -, o que possibilitou ao Executivo municipal condicionar onde e como quer que certos serviços sejam feitos junto àquelas empresas que invistam em Santa Maria.

Essa ferramenta (das medidas compensatórias) foi utilizada, pela primeira vez, nesse ano com a De Marcos Incorporações Imobiliárias. A construtora, que é de Erechim e que fará 23 prédios no Bairro Camobi, ficará responsável pela reforma do Calçadão e também estará à frente - junto com o Hospital de Caridade - na construção das novas capelas mortuárias do Ecumênico.

Agora, desde o fim do mês passado, a construtora Casa Nova, de Santa Cruz do Sul, realiza reformas elétrica e hidráulica dentro do cemitério Ecumênico Municipal. A empresa também ficará responsável por fazer todo o calçamento do local, a troca dos portões e ainda melhorias da iluminação interna (com a colocação de postes e de holofotes novos). A empresa deve finalizar os serviços em até três meses. As melhorias terão um aporte de R$ 238 mil.

A contrapartida se dá porque a Casa Nova fará um condomínio fechado, no Bairro Cerrito. O investimento imobiliário é de R$ 4,7 milhões.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Coisas que nem os romeiros nem Medianeira precisariam conviver Anterior

Coisas que nem os romeiros nem Medianeira precisariam conviver

Prefeitura anula licitação com empresa que faria creche em Santa Maria Próximo

Prefeitura anula licitação com empresa que faria creche em Santa Maria

Marcelo Martins