eleições 2020

O que se pode esperar para o primeiro embate dos prefeituráveis

18.386

Na noite desta segunda-feira, os seis candidatos à prefeitura de Santa Maria estarão frente a frente - ainda que com todos os cuidados devidos frente à pandemia - para mostrarem o que eles estão projetando para o município a partir do próximo ano. A iniciativa é capitaneada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism) de Santa Maria, e conta ainda com a realização da OAB (subseção local) e do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon). Esta é uma oportunidade extremamente válida e rica para que os eleitores vejam o que os prefeituráveis têm de propostas para a municipalidade.

Leia mais sobre as eleições 2020

Espera-se que, quando os microfones estiverem abertos e for dada a chance de os candidatos falarem, os prefeituráveis tenham um mesmo compromisso: o de lidar com a verdade dos fatos. Não se pode tolerar nem imaginar daquele postulante à prefeitura, que se diga sério e de boa-fé, discursos que vendam uma realidade que não existirá a partir de 1º de janeiro de 2021. O cenário será de recessão e da necessidade de se fazer o básico: manter investimentos na saúde, cuidados essenciais na pavimentação e nos acessos à zona rural, pagar em dia os salários dos servidores. E também é preciso manter os investimentos na segurança pública, sendo o maior deles até aqui a criação do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp), com mais de 900 câmeras em 150 pontos de Santa Maria. E de forma casada, o vencedor do pleito precisa manter a rede de saúde (pública e privada) mobilizada para um eventual recrudescimento da pandemia no município e, não menos importante, ajudar em uma retomada efetiva da economia do município neste pós-pandemia, que não terá fim tão cedo.

SEM ERRAR O FOCO
Espera-se que esta oportunidade, que será dada aos seis candidatos, seja utilizada para que os postulantes mostrem propostas viáveis e realizáveis e, sempre, considerando uma perda de receita em função da pandemia. O tom não deve ser de desânimo. Mas, sim, de muita disposição e de eficiência aliada a um trabalho sério e técnico para que Santa Maria possa fazer essa travessia da forma menos traumática possível.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

O desafio orçamentário para 2021 não é para amadores Anterior

O desafio orçamentário para 2021 não é para amadores

No Dia do Professor, o que os candidatos sinalizaram aos educadores Próximo

No Dia do Professor, o que os candidatos sinalizaram aos educadores

Marcelo Martins