Foto: Gabriel Haesbaert (Arquivo Diário)
Adesm fica na mesma área do Tecnoparque
Na noite desta quinta-feira, o Conselho Superior da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm) esteve reunido para eleger a sua nova diretoria. O presidente escolhido para estar à frente da instituição, pelo período de 2019-2020, é o empresário Tiago Sanchotene, que também é diretor-presidente do Tecnoparque. À coluna, Sanchotene disse que o momento é de a Adesm, criada em 2011, ser mais protagonista e se aproximar "de fato e de vez da sociedade e do empresariado".
Leia mais colunas de Marcelo Martins
Para ele, Santa Maria precisa de um planejamento a curto e médio prazo para, então, definir o que é prioritário ao seu desenvolvimento:
_ Temos tido, nos últimos anos, sempre um olhar para o futuro, o que é muito importante. Mas precisamos, acima de tudo, viabilizar o presente. E isso exige um plano de voo.
Plano, inclusive, que Sanchotene já tem esboçado em sua cabeça e que ele deu à coluna uma prévia de como isso se dará:
_ Santa Maria carece de dados estatísticos e de números, o que não é de hoje. Temos de ter definidos, com embasamento estatístico e numérico, onde estão as possibilidades de investimentos seja para o empresariado local ou para quem queira aportar seus negócios aqui.
IMPORTÂNCIA
O protagonismo da Adesm, em quase uma década de atividade, é notório à cidade. Prova disso é o "Santa Maria em Dados" - um valoroso e inédito projeto feito pela agência - que traz informações e dados sobre o município e a Região Central. Ali, por exemplo, constam números que sequer a prefeitura disponibiliza.
Construção de capelas, obra no cemitério e Calçadão e novo condomínio em Camobi
Foi a Adesm, é bom que se diga, responsável por viabilizar o Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED). Material que, ao longo das últimas eleições municipais, tem sido entregue aos prefeituráveis - e, depois, ignorado por gestores - para que possam articular ações nas mais variadas áreas da economia local.
A criação da Adesm se deu pelas mãos do professor da UFSM e engenheiro eletricista, Vilson Serro, um dos maiores incentivadores e fomentadores ao empreendedorismo de Santa Maria e região.