marcelo martins

Jader Maretoli pede ao TRE régua elevada durante campanha

18.386

Primeiro a ter a candidatura oficializada, ainda no último domingo, Jader Maretoli (Republicanos), que concorrerá em chapa pura à prefeitura de Santa Maria, formalizou um pedido junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No documento, Jader pede com que seja adotado um protocolo rígido de medidas frente à aproximação da data do começo da propaganda eleitoral: 27 de setembro.  

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Ele, que disputará a prefeitura pela segunda vez, pede à Justiça Eleitoral que sejam observadas condutas e, dentro do possível, possam ser vedadas algumas práticas, uma vez que o pleito será disputado em meio à pandemia do novo coronavírus.

Assim, no ofício, Jader pede, basicamente, que: evite-se a tradicional distribuição de panfletos no Calçadão e arredores do Centro; se evite os tradicionais bandeiraços em vias públicas; limitação de, no máximo, 10 militantes junto ao candidato nas caminhadas que ocorrem no campo e na cidade. Nas recomendações, apresentadas por Jader, ele sugere que sejam evitados os jantares políticos. E, por fim, o candidato fala o óbvio: que a campanha seja, ao máximo, direcionada para as redes sociais.

DESAFIO
Fenômeno eleitoral de 2016, quando concorreu pela primeira vez à prefeitura de Santa Maria, Jader Maretoli fez, naquele pleito, 19,5 mil votos. Agora, o desafio de Jader, como gosta de ser chamado, é mostrar que a votação obtida há quatro anos não foi um ato isolado.  

Para isso, ele aposta em uma chapa pura e, basicamente, em duas frentes. A primeira é o discurso de que a chapa pura está "coligada com a cidade de Santa Maria", e, a segunda, é ampliar o espectro eleitoral ao se colocar como o "candidato da família".

Ou seja, assim ele se descola um pouco de ser apenas um político ligado ao segmento evangélico. Até porque em uma eleição, o candidato que almeja carimbar a sua passagem para o segundo turno, precisa ter, ao máximo, votos de todos os nichos da sociedade.

Jader, ao lado da professora Maria Helena Rodrigues, tentará alçar um voo ainda maior. A educadora, ligada ao Bairro Nova Santa Marta, é a chance de o Republicanos avançar em busca de mais eleitores e, com isso, surpreender novamente a todos. Tarefa nada fácil. Ao olhar para trás, ele sabe que tem um retrospecto favorável. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Marcelo Bisogno fala em 'informatizar toda Santa Maria' Anterior

Marcelo Bisogno fala em 'informatizar toda Santa Maria'

Pré-candidato do PT teve lives com Haddad e Dilma Próximo

Pré-candidato do PT teve lives com Haddad e Dilma

Marcelo Martins