marcelo martins

Comissão proposta pela OAB gera mal-estar no Legislativo

18.386

A comissão de acompanhamento das atividades do Legislativo santa-mariense, proposta pela subseção local da OAB, causou mal-estar junto à Casa do Povo. O presidente da Ordem, Péricles Lamartine da Costa, disse à coluna que, neste mês, será viabilizada uma comissão para "contribuir de forma propositiva" junto à vereança e, ainda, "auxiliar na fiscalização do bem proceder" dos agentes públicos.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

Foi, aí, que o Legislativo se sentiu aviltado e confrontado pela posição da OAB. Os 21 vereadores emitiram uma nota contrária à comissão. 

Veja, abaixo, os principais trechos da nota:

"A Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria recebe com absoluta estranheza a notícia, na qual o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Péricles Lamartine da Costa, anunciou a criação de uma comissão externa de acompanhamento, fiscalização e respaldo legal a esta Casa Legislativa.

Inicialmente, cumpre esclarecer que a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, constituída pelos legítimos representantes da população santa-mariense, eleitos democraticamente, pela sua própria natureza constitucional e por figurar verdadeira "Casa do Povo", respeita, apoia e incentiva toda e qualquer promoção de fiscalização do poder público.

Nesse sentido, toda fiscalização desempenhada pelas instituições democráticas ou pelos cidadãos interessados, com base nos preceitos da Constituição Federal e na própria Lei de Acesso à Informação, vem, por certo, reforçar o papel deste poder Legislativo.

A Câmara, no efetivo e legítimo exercício de suas funções constitucionais, sempre está atenta às mais diversas demandas da sociedade de Santa Maria, conferindo-lhes, com absoluta responsabilidade, agilidade e resolutividade.

Desconsidera o sr. Péricles que esta Câmara Municipal de Vereadores conta com sua Procuradoria Jurídica Legislativa (...), que é composta por profissionais advogados regularmente inscritos nos quadros da OAB/RS, corpo técnico extremamente qualificado, que sempre garante, no efetivo exercício de suas atribuições profissionais, o melhor e mais abalizado respaldo legal que esta Casa Legislativa necessita.

Com efeito, não se nega à OAB, seu papel complementar de apoio e fiscalização no melhor interesse público, todavia, não cabe a essa respeitável instituição, nem a qualquer outra, valendo-se de qualquer dispositivo legal ou constitucional, desprezar os trabalhos desempenhados pela Procuradoria Jurídica (...).

São claras e absolutas, antes de tudo, a independência e autonomia dos poderes constitucionalmente constituídos, bem como as prerrogativas e responsabilidades institucionais, tanto da OAB, quanto da Procuradoria Jurídica Legislativa e, principalmente, da própria Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria (...)." 


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Calendário dirá quem, de fato, está atrasado ou adiantado na disputa à prefeitura Anterior

Calendário dirá quem, de fato, está atrasado ou adiantado na disputa à prefeitura

Com o calendário definido, partidos têm um horizonte a mirar: a ida ao segundo turno Próximo

Com o calendário definido, partidos têm um horizonte a mirar: a ida ao segundo turno

Marcelo Martins