marcelo martins

Articulação política construída com parcimônia e que pode dar bons frutos

18.386

Sabedor que militares são rigorosos com a hierarquia e, ainda mais, com disciplina, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), soube conduzir a costura política com maestria. O chefe do Executivo municipal deixou de lado o atropelo e adotou um tom quase que harmônico ao buscar as forças políticas - tanto nos governos federal quanto estadual. Foi assim que, desde o ano passado, buscou um sem-número de apoiadores junto à bancada gaúcha no Congresso para que se somassem à empreitada gaúcha. Nesta peregrinação a Brasília e a Porto Alegre, Pozzobom foi empilhando relatos - vídeos, documentos, ofícios - de adesão de políticos com mandato que fizeram o que estava ao seu alcance para dar uma forcinha para Santa Maria.

Desta forma, a lista foi ganhando os reforços dos deputados Giuseppe Riesgo (Novo), Valdeci Oliveira (PT), Beto Fantinel (MDB), tenente-coronel Zucco (PSL), do senador Luis Carlos Heinze (PP) e do governador Eduardo Leite (PSDB). Ainda que exista uma força suprapartidária, a preocupação do prefeito Pozzobom sempre foi com que a pauta não fosse "contaminada" pelo fator político.

Conversas reservadas e expectativa marcam visita de coordenador do projeto da ESA

Por isso, o tucano incumbiu à Secretaria de Desenvolvimento Econômico a tarefa de realizar um dossiê que mostrasse com base em números e dados - como índice do custo de vida, preços (de alimentação) - que o "soldo" (salário) do militar, aqui, em Santa Maria seria "mais rentável" do que na capital Recife (PE) ou em Ponta Grossa (PR). Somado a isso, o Executivo municipal "empacotou" em uma espécie de combo o que o município tem a oferecer de mais relevante à "família militar": a segurança pública.

A "bala de prata" foi o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), um investimento milionário da prefeitura de Santa Maria que colocou mais de R$ 6 milhões na estrutura que conta com mais de 800 câmeras que vigiam 150 pontos da cidade. A iniciativa teve a parceria do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), um braço da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacism), que é dirigida pelo empresário Luiz Fernando Pacheco.Jorge Pozzobom tem buscado, desde o ano passado, apoio de políticos dos mais variados partidos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

A ajuda que não virá, mas que os vereadores tanto insistem Anterior

A ajuda que não virá, mas que os vereadores tanto insistem

As falas vão em um sentido só:  a ESA vem para Santa Maria Próximo

As falas vão em um sentido só: a ESA vem para Santa Maria

Marcelo Martins