Mentorias Solidárias e Compre RS: soluções do Sebrae RS para recuperação das MPEs

Com o objetivo de ajudar as micro e pequenas empresas na retomada de seus negócios após as enchentes, o Sebrae RS conta com uma série de ações para prestar o suporte aos empreendedores. Entre elas está a ação “Mentorias Solidárias”, que oferece atendimento gratuito por meio da plataforma online Oraculli, com mais de 300 mentores disponíveis para assessorar e direcionar empreendedores neste momento. 


Outra ação é o CompreRS, desenvolvida em parceria com E-Commerce Brasil e Moovin, que conecta lojistas gaúchos com consumidores de todo o Brasil.


Ambas as ações têm como objetivo proporcionar suporte essencial, seja por meio de orientação especializada ou facilitando a venda online, ajudando os negócios a se reerguerem e prosperarem nesse período desafiador.


Período atual
Dados levantados com mais de 16 mil empresários gaúchos na “Pesquisa de Impacto das Enchentes no RS”, realizada pelo Sebrae RS e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) do governo do Estado, oferecem um panorama geral dos impactos. Entre os principais indicativos, está o período de quatro a seis meses para os negócios voltarem a operar na normalidade para 30% dos empresários. 28,4% dos entrevistados calculam de um a três meses. Outros 15% indicaram até um ano para voltar à normalidade.

 
Desta forma, temos um cenário de médio e longo prazo que exige muito trabalho e apoio diversificado, que se aplique às diferentes realidades dos estragos causados, direta ou indiretamente, aos negócios gaúchos.


Oraculli
Desenvolvido pelo Sebrae MS e nacionalizado pelo Sebrae Nacional, o aplicativo reúne empreendedores e mentores, proporcionando atendimento por meio da plataforma. As sessões de mentoria são de 45 minutos ou de 15 minutos, com possibilidade de agendamento do dia e horário conforme a disponibilidade. No dia agendado, basta acessar a sessão on-line e, após a mentoria, avaliar o serviço recebido. Já foram disponibilizadas mais de 3,5 mil horas semanais de mentoria na plataforma. Para os empreendedores gaúchos, atingidos ou não pelas enchentes, há cerca de 20 mil mentorias disponíveis.


Benefícios do aplicativo
Entre os benefícios do Oraculli estão o acesso rápido e especializado a mentores experientes de todo o Brasil, sessões de mentoria personalizadas, e acesso pelo celular, sem burocracias. A plataforma está disponível em: Android https://bit.ly/GoogleOraculli e no iOS https://bit.ly/AppleOraculli.


Plataforma CompreRS
Desenvolvida pela empresa Moovin, a iniciativa visa conectar lojas gaúchas a compradores de diversas regiões do Brasil. A plataforma possibilita que elas realizem vendas on-line, atendendo tanto empresas que já vendem virtualmente quanto aquelas que buscam essa alternativa. Caso a empresa ainda não realize vendas on-line, mas tenha potencial, a plataforma conectará com agências digitais que podem “adotá-la” e colocar a loja virtual em funcionamento.


Cadastro
Somente empreendedores que sofreram diretamente com as enchentes terão direito ao apoio das agências. As vagas são limitadas e dependem da adesão das agências. Desse modo, quanto mais agências aderirem, mais lojas poderão ser implementadas. A plataforma é gratuita, não terá custo para as micro e pequenas empresas e não haverá cobrança de taxas até dezembro de 2024. Para realizar o cadastro acesse: https://ecomece.com.br/comprers.


Por fim...
É por meio dessas e de outras iniciativas que o Sebrae RS mantém o compromisso de ajudar o Estado na reconstrução econômica e colaborar diante de um cenário adverso, que, mais uma vez, assim como a pandemia, testa a capacidade de adaptação e resiliência das micro e pequenas empresas gaúchas. Assim, a responsabilidade de estar ao lado dos empreendedores gaúchos é vital neste momento de retomada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Maico Fabiano Fernandes

POR

Maico Fabiano Fernandes

Assessoria de Negócios do Sebrae RS: uma alternativa para  a sobrevivência das micro e pequenas empresas Anterior

Assessoria de Negócios do Sebrae RS: uma alternativa para a sobrevivência das micro e pequenas empresas

Inovação e Resiliência das Micro e Pequenas Empresas no Pós-Enchentes Próximo

Inovação e Resiliência das Micro e Pequenas Empresas no Pós-Enchentes

Maico Fabiano Fernandes