Candidatos finalizam a prova do Concurso Nacional Unificado; veja as avaliações dos santa-marienses

Candidatos finalizam a prova do Concurso Nacional Unificado; veja as avaliações dos santa-marienses

Fotos: Beto Albert (Diário)

Um copo de café, umas mordidas em um chocolate, alguns cigarros, muita água e conversa em grupo. Cada um usou de um artifício para conter a ansiedade antes de entrar para salas de aplicação de prova como as do Concurso Nacional Unificado. Neste domingo (18), os candidatos passaram seis horas testando suas habilidades em conhecimentos gerais e específicos, em busca de uma vaga, das 6 mil disponíveis, para 21 órgãos federais. Santa Maria foi uma das cidades de aplicação. 


Os cadernos de prova estarão disponíveis a partir das 21h de domingo (18). E, na terça-feira (20), será divulgado os gabaritos preliminares das provas objetivas. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O desafio começou oficialmente a partir 8h30min, horário de fechamento dos portões. Mas, horas antes, a estudante Waltielle Lopes Boeno, 21 anos, já estava ansiosa. Ela precisava sair do Bairro Centro e chegar na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 


– Bem difícil para chegar por causa dos ônibus. Uma hora de espera. Mas consegui chegar – reclama Waltiell, candidata que se inscreveu para o setor de análises clínicas, área em que estuda.  


Essa é a primeira vez de aplicação da prova, chamada popularmente como "Enem dos Concursos". Ainda que remeta a uma prova já existente, os candidatos foram curiosos para conhecer sua estrutura. Como foi o caso da arquiteta Jéssica Corsini Vieira, 33 anos.

Jéssica Corsini busca uma nova vaga no setor público.

– Estava com bastante expectativa, principalmente, para ver como iria funcionar por ser a primeira. Como iria acontecer e, também, como seria estruturada. Achei as perguntas bem formuladas, que não são diretamente da legislação, não é 'decoreba'. Mas o texto dissertativo achei bem extenso. Uma temática bem ampla. Pedia muita coisa, para você colocar em 35, 40 linhas – avalia Jéssica, que tinha como conhecimento específico o Estatuto da Cidade e Plano Diretor. 


Um dos desafios dos participantes era administrar o tempo de prova. No turno da manhã, os inscritos assinalaram 20 questões objetivas e discorreram sobre um tema. Os blocos de nível superior (1 a 7) responderam uma questão dissertativa de conhecimento específico. 

No caso do bloco de nível médio (bloco 8), fizeram uma redação sobre como a educação pode ajudar a reduzir desigualdades. À tarde, outras questões objetivas de múltipla escolha foram respondidas. 

Público 

Foram mais de​ 2,1 milhões de inscritos. Inicialmente, o CNU estava marcado para o dia 5 de maio, porém, foi cancelado dois dias antes por conta das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul naquele mês. Com a alteração da data, mais de 30 mil candidatos desistiram e solicitaram reembolso da taxa de inscrição.

Até a publicação desta reportagem, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) não havia divulgado a taxa de abstenção. 

O concurso

O concurso unificado oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal. As novas convocações para os cargos previstos neste concurso poderão ser feitas a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação e desocupação dos cargos.

Os salários básicos iniciais dos aprovados variam de R$ 4.407,90 a R$ 22,9 mil, conforme o cargo.


Enem dos concursos

  • Nível superior/graduação: 5.948 vagas
  • Nível médio: 692 vagas
  • Total: 6.640 vagas

Cronograma

Os cadernos de prova estarão disponíveis a partir das 21h de domingo (18). Já nesta terça, dia 20 de agosto, será feita a divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas.

O resultado será divulgado em 21 de novembro e, em janeiro de 2025, começam as convocações dos aprovados. 

Foto: Agência Brasil (Divulgação)

Lista de espera terá o dobro de vagas imediatas

O MGI anunciou que organizará um banco de dados para fila de espera, com os nomes de candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado. A lista terá 13 mil vagas imediatas, o dobro das vagas ofertadas para os blocos inicialmente. O candidato que não alcançar a nota suficiente para passar na primeira opção de cargo, mesmo que tenha nota mínima para o segundo cargo prioritário, vai continuar no banco de candidatos.

Além disso, o candidato pode ser chamado mesmo já tendo ocupado uma segunda opção selecionada na prova.  As contratações poderão ser feitas a cada seis meses ou de acordo com a necessidade dos órgãos públicos.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Bibiana Pinheiro

POR

Bibiana Pinheiro

bibiana.pinheiro@diariosm.com.br

Com cerca de 2,1 milhões de inscritos, CNU tem taxa de abstenção acima dos 50% Anterior

Com cerca de 2,1 milhões de inscritos, CNU tem taxa de abstenção acima dos 50%

Concurso Nacional Unificado: veja como está a concorrência em cada bloco temático Próximo

Concurso Nacional Unificado: veja como está a concorrência em cada bloco temático

Educação