Maico Fabiano Fernandes

Educação, empreendedorismo e oportunidades

Falar da temática da educação, para mim em particular, é sempre um assunto muito caro, principalmente pelo fato de que sem a educação e sem os nossos professores, praticamente nenhuma profissão é possível. 



Falo disso com muito entusiasmo, pois, ao final do último ano, tive a oportunidade de reestabelecer contato com duas das professoras que mais impactaram na minha formação pessoal e posteriormente profissional. Falo da professora Cláudia Lottermann, do 3º ano do Ensino Fundamental, e da professora Maria Inez Flores Pedroso, que me acompanhou em todo Ensino Médio e me permitiu um olhar mais sistêmico sobre a vida e seus desafios, e pude refletir sobre tudo o que a educação proporcionou em minha trajetória.

 
É por meio de uma educação de qualidade que os indivíduos da nossa sociedade encontram oportunidades para desenvolvimento e transformação da sua realidade, seja ela individual ou coletiva. A busca pelo conhecimento desenvolve habilidades, pensamento crítico e forma sujeitos para serem resolutivos e funcionais, e principalmente protagonistas de suas vidas. Nesse sentido, a educação e o empreendedorismo andam lado a lado na busca por geração de oportunidades e formação destes protagonistas.

 
Educação Empreendedora e desigualdades

Educação Empreendedora é uma ferramenta importante na redução das desigualdades sociais. Ao considerar a diversidade de cada território, busca-se estratégias flexíveis capazes de capacitar indivíduos como agentes de mudança em suas comunidades. 


Ao desenvolver habilidades empreendedoras em conjunto com um profundo entendimento das realidades locais, promove-se um senso de pertencimento e colaboração ao desenvolvimento. A combinação de liderança, cooperativismo e engajamento pode gerar novas perspectivas para a transformação local.

 

Empreendedorismo social

Podemos pensar a educação, sobretudo a empreendedora também como propulsora de transformação social para resolver problemas atuais, como o do analfabetismo. 


Por meio de ações cujo fim é desenvolver as capacidades empreendedoras em estudantes, é possível traçar novas perspectivas para torná-los futuros empreendedores sociais – cujas iniciativas têm como fim agregar valor, e trazer soluções para problemas relacionados à moradia, educação, saúde, emprego, meio ambiente e direitos humanos.

 

Ações locais

As iniciativas de Educação Empreendedora realizadas pelo Sebrae RS têm como objetivo promover o empreendedorismo e as capacidades empreendedoras por meio de diversos formatos: palestras, cursos, workshops, conteúdos, plataformas e ações. Estas iniciativas envolvem a comunidade escolar dos ensinos Fundamental, Médio, EJA, Técnico e Superior. Alguns dados da região central indicam o envolvimento significativo em 2023: foram mais de 5,7 mil atendimentos a professores e mais de 40,8 mil estudantes únicos impactados.

 

Políticas públicas

As iniciativas de políticas públicas em 2023 contaram com o apoio de Agentes Locais de Inovação (ALI), focados na Educação Empreendedora nos municípios de Restinga Sêca, Tupanciretã, Cacequi, São Vicente do Sul e Santiago. 


O Programa avalia quanto a escola inova em suas práticas educacionais e a contribuição disso para melhores oportunidades de aprendizagem por parte dos estudantes e demais profissionais da instituição. Por meio do eixo de Educação do Programa Cidade Empreendedora também ocorrem capacitações para professores da rede municipal das cidades de Santa Maria e mais 8 municípios da nossa região.

 

Desenvolvimento territorial

Pensar no desenvolvimento no nosso território impulsionado pela educação empreendedora propõe uma transformação integral. Em um contexto em que Santa Maria figura como um polo educacional significativo, temos diante de nós um aliado estratégico para impulsionar o crescimento regional. 


A expansão das iniciativas de educação amplia as oportunidades de emprego, fortalece os alicerces para um crescimento mais inclusivo e sustentável, e é capaz de transcender as fronteiras locais e influenciar positivamente o cenário nacional.

 
Para 2024, já temos algumas ações previstas nesta temática, como o Decolar, a segunda edição do Santa Summit e parcerias no Espaço Educar e Empreender da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria, além do Steam Party da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, que a cada ano impulsiona a criação de projetos inovadores e transformadores por parte dos estudantes da rede pública estadual de nossa região.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Programa de Microcrédito subsidiado é uma oportunidade para micro e pequenos empresários de Santa Maria Anterior

Programa de Microcrédito subsidiado é uma oportunidade para micro e pequenos empresários de Santa Maria

Um breve olhar para 2024 Próximo

Um breve olhar para 2024

Maico Fabiano Fernandes