Salas do Empreendedor contribuem para o desenvolvimento territorial

Os serviços ofertados nas Salas do Empreendedor são um grande propulsor de desenvolvimento local dos pequenos e negócios em centenas de cidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul. Em 2023, as 19 salas da região central do Estado somaram juntas 17.383 atendimentos registrados, o que reflete diretamente na vida de milhares de empreendedores, muitos deles em suas fases iniciais. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Podemos entender esses espaços como uma extensão da colaboração entre o Sebrae RS e o poder público local, concretizada por meio de políticas públicas que simplificam a orientação aos proprietários de negócios.


Ponto focal

A Sala do Empreendedor é o ponto focal de atendimento e orientação às Micro e Pequenas Empresas (MPEs), dos Microempreendedores Individuais (MEIs) e demais empreendedores potenciais – aqueles que almejam algum dia abrir uma empresa ou aqueles que já têm e desejam formalizar. O espaço faz parte do Eixo de Desburocratização do Cidade Empreendedora dos municípios que integram o programa, e também nos municípios que buscam na temática do empreendedorismo e apoio aos negócios locais uma estratégia para o desenvolvimento econômico.


Serviços

Com apoio do Sebrae RS, esses ambientes juntos às prefeituras municipais buscam facilitar o processo de abertura, regularização e gestão de pequenos negócios, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e social nas regiões em que atuam. 


Os espaços funcionam como pontos de apoio, oferecendo informações, capacitação, consultorias, formalização de empresas, orientações sobre legislações e acesso a programas de incentivo ao empreendedorismo. Trata-se de um espaço que comporta tudo o que o empreendedor deste porte precisa, como forma também de simplificar e agilizar processos.


Certificação

Em dezembro de 2023, o Sebrae RS e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) realizaram a 5ª Edição da Certificação das Salas do Empreendedor do Rio Grande do Sul. A premiação reconheceu os espaços que se destacaram nos serviços em 133 municípios. 


A certificação levou em conta critérios como atendimento, serviços, presença das salas nas redes sociais, oferta de Mapa de Oportunidades para os empreendedores e a realização de cursos diversos. Da Região Central, tivemos a certificação das seguintes: Diamante para Cruz Alta, Santiago e Restinga Sêca; Ouro para São Sepé; Bronze para Santa Maria, São Francisco de Assis e Nova Esperança do Sul.


Atendimentos em 2023

Entre as cinco principais colocadas no ranking de atendimentos em 2023 estão as Salas de Cruz Alta com 8.865, Santiago com 2.954, Restinga Sêca com 1.586, São Sepé com 1.130 e Santa Maria com 805 atendimentos. 


Cabe ressaltar que Santa Maria lançou a Sala do Empreendedor em setembro de 2023, e considerando o tempo de abertura e o número de atendimentos, seu potencial e importância para o desenvolvimento local é irrefutável, sem contar que uma sala recém lançada já possui a certificação do Sebrae RS e da FNQ.



Atendentes qualificados 

Em uma construção colaborativa e para garantir um atendimento eficiente e especializado através da Sala do Empreendedor, o Sebrae RS realiza capacitação gratuita com todos os atendentes que operam na sala.
A capacitação tem como objetivo central habilitar os profissionais responsáveis pelo atendimento, dispondo de ferramentas e conhecimentos necessários para conduzir atendimentos completos e eficazes. 


Trata-se de uma qualificação que eleva o nível do serviço prestado nas Salas do Empreendedor, e fortalece a capacidade dos atendentes de orientar, informar e apoiar os empreendedores locais.


Compromisso coletivo

No contexto por uma busca incessante pelo desenvolvimento dos nossos territórios, estes espaços são um dos aspectos que contribuem significativamente para impulsionar a economia dos municípios e concretizar objetivos traçados por políticas públicas de impacto.

 
As Salas do Empreendedor representam o compromisso coletivo na construção de uma sociedade mais dinâmica e inclusiva, onde os pequenos negócios são os verdadeiros protagonistas para o desenvolvimento regional.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Salas do Empreendedor contribuem para o desenvolvimento territorial Anterior

Salas do Empreendedor contribuem para o desenvolvimento territorial

Programa de Microcrédito subsidiado é uma oportunidade para micro e pequenos empresários de Santa Maria Próximo

Programa de Microcrédito subsidiado é uma oportunidade para micro e pequenos empresários de Santa Maria