Confira as propostas dos candidatos à prefeitura de Santa Maria para saúde mental, segurança e eventos climáticos

Confira as propostas dos candidatos à prefeitura de Santa Maria para saúde mental, segurança e eventos climáticos

Foto: Beto Albert (Diário)

O início da ​campanha eleitoral para as eleições 2024 também foi o mesmo dia do primeiro debate eleitoral à prefeitura de Santa Maria. Na noite de sexta-feira (16), os candidatos se reuniram na sede do Grupo Diário para apresentarem suas propostas à comunidade. Entre os temas escolhidos pela produção estão saúde mental, segurança e eventos climáticos. Abaixo, as respostas dos respectivos candidatos sobra as temáticas. 

​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia 

O debate é promovido pelo Grupo Diário. Acesse o material completo no canal do youtube do Diário, e as regras no site.


Saúde mental 

Pergunta no 2º bloco. A sequência está em ordem conforme o debate. Todos os candidatos tinham 1 minuto para responder a questão: Desde a pandemia, a população tem sido impactada em sua saúde mental. Qual a sua proposta para atender a demanda na área? 


Paulo Burmann (PDT)

O candidato propõe um plano de atuação com este foco, com a contratação de profissionais e a ampliação de serviços já existentes na área em Santa Maria. Isso levaria tranquilidade para a população, acredita. O plano, na sua visão, vai apresentar uma solução adequada. Ele contextualiza: 

"Esse é um tema que remete a uma realidade muito marcante na nossa cidade, especialmente, depois da pandemia e das enchentes". 

Valdeci Oliveira (PT)

O candidato tem como proposta a criação de um centro de apoio psicossocial 24 horas. Também um consultório de rua para atender, diretamente, aquelas pessoas que, muitas vezes, não têm esse tipo de atenção. Ele crê que, depois da Covid-19, a população precisa de tratamento. 

"É fundamental que esse tema seja tratado com muita solidariedade, sem preconceito". 

Rodrigo Decimo (PSDB) 

Como proposta, tem a criação de um centro residencial terapêutico. Ele acolheria pessoas que já fizeram tratamento em clínica e precisariam ter esse atendimento continuado. O candidato cita também a ampliação do serviço de saúde mental com um novo concurso no município. Sobre isso, fala:   

"Nós estamos fazendo um concurso, o edital já está lançado, para a contratação de psicólogos e psiquiatras para ampliar os serviços". 

Giuseppe Riesgo (Novo)

O candidato cita como propostas a ampliação do tratamento para as pessoas com essa necessidade. Ele ainda acrescenta outra medida: a digitalização do setor. A consequência seria o fim das filas para retirar fichas para atendimento. Ele contextualiza: 

"Temos que compreender, antes de mais nada, que a saúde mental é um tema da modernidade. Não vejo como algo que vem só depois da pandemia". 

Roberta Leitão (PL)
 A ampliação de vagas seria uma das propostas da candidata. Assim, só atendimento chegaria àqueles que queiram deixar vícios que impactam suas saúde mental. O atendimento às crianças, nas escolas, seria um dos problemas a serem resolvidos também. Ela complementa: 

"A saúde mental é uma questão de acolhimento e dignidade para a pessoa humana". 

Alidio da Luz (PSol)

O candidato propõe enfrentar, modernizar e diminuir a fila do atendimento de serviços já prestados no município. Também cita aumentar o atendimento para a população através da ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Ele ainda indica: 

"Não existe política pública sem orçamento e política de fato". 

Moacir Alves (PRD)

O candidato destaca a necessidade de cuidado com o desenvolvimento de propostas na saúde, em especial, quando inclui uma iniciativa que envolva públicos diferentes. Acrescenta também que, para as soluções, seria a favor da parceria público-privada. Contextualiza: 

"Nós sabíamos que as questões de saúde mental aumentariam muito. Veio a pandemia e ficou muito pior". 


Segurança pública
Pergunta no 3º bloco. A sequência das respostas está em ordem conforme o debate. Todos os candidatos tinham 1 minuto para responder a questão: Segundo a Constituição Federal, segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Diante do recorde de homicídios registrados no primeiro semestre de 2024, com 44 mortes, qual sua proposta para reforçar a segurança em Santa Maria? 


Roberta Leitão (PL)
A candidata tem como proposta uma secretaria de segurança para atuar no setor. No seu entendimento, seria fundamental a atuação de maneira preventiva. Ela cita ações que seriam para além de um monitoramento eletrônico, e foca na prevenção. Ela salienta:  

"A segurança em Santa Maria precisa ser tratada, realmente, com responsabilidade". 

Paulo Burmann (PDT)

Propõe a criação da secretaria municipal de proteção, defesa e segurança pública. Ela atuaria de maneira integrada com o Estado e Federação. Criaria um setor específico para a segurança da mulher. E acrescenta um plano de carreira para a Guarda Municipal e a ampliação da Defesa Civil. 

"Uma Defesa Civil equipada e devidamente organizada, que trabalhe também na parte preventiva".

Rodrigo Decimo (PSDB)

O candidato aposta na sequência do trabalho de segurança pública por meio do monitoramento, e propõe a colocação de câmeras nas periferias de Santa Maria, contando com a ampliação do cercamento eletrônico do Centro Integrado de Operações e Emergências (Ciosp). Ele contextualiza: 

"Os homicídios realmente cresceram, mas são ligados a organizações e facções criminosas. Os demais indicadores caíram". 

Giuseppe Riesgo (Novo)
O candidato tem como proposta central o investimento na Guarda Municipal, com mais servidores, armamento e treinamento. Na sua percepção, ela deveria se portar como uma polícia. Ele também propõe a secretaria de segurança pública, com atenção para a iluminação pública. 

"O problema dos homicídios é que eles impedem o investimento na nossa cidade e o desejo por morar em Santa Maria".

Alidio da Luz (PSol)

O candidato propõe ações que possibilitem espaços de lazer, cultura e educação à juventude. Para ele, o tema vai além de uma força de segurança. Também acredita que é papel do poder público buscar alternativas para as vítimas das facções. 

"É principalmente a nossa juventude negra, pobre e periférica que está nesses números (de homicídio)". 

Valdeci Oliveira (PT)

Nas suas propostas, estão a criação da secretaria de segurança pública e do conselho municipal se segurança pública e política social. A ampliação e fortalecimento do Ciosp também foram citados pelo candidato. E, logo em seguida, ele fala sobre a necessidade de medidas preventivas. 

"Não se discute segurança se não tiver políticas públicas de esporte, lazer, cultura. Áreas que as pessoas participem". 

Moacir Alves (PRD) 

O candidato propõe a criação da secretaria de segurança. Inclui a necessidade do plano de carreira da Guarda Municipal e também de cursos de capacitação dos guardas municipais para uso de armamento. A iluminação pública é outra aposta do candidato. 

"Uma secretaria que exista efetivamente e que possa contar com uma Guarda Municipal equipada com estrutura e logística" 

Eventos Climáticos 

Pergunta no 4º bloco. A sequência está em ordem conforme o debate. Todos os candidatos tinham 1 minuto para responder a questão: Qual a sua proposta para prevenir e amenizar os impactos de eventos meteorológicos em Santa Maria? 


Giuseppe Riesgo (Novo)

Como proposta, apresenta o Plano de Resiliência Climática. Por ele, a população saberia o que fazer em momentos de crise climática. O que inclui o monitoramento e ações quanto a ocupação de áreas de risco do município. Ele salienta: 

"Prevenção é a palavra. A gente precisa de prevenção e planejamento." 

Moacir Alves (PRD)

Entre as propostas do candidato, estão a revisão do Plano Diretor do Município e a convergência entre as secretarias de Infraestrutura, Mobilidade Urbana e Meio Ambiente com a Defesa Civil. Proteção das encostas e retirada das pessoas que residem em área de riscos também foram citadas. 

"Buscaremos todas as tecnologias para prevermos os acidentes e trabalharmos muito na proteção".  

Paulo Burmann (PDT)

O candidato propõe soluções que unam o poder público e as instituições de ensino superior atuantes no território. Uma das necessidades seria um centro de previsão climática. Ele propõe também a atualização e investimento da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil. 

"Esse é um trabalho que precisa ser feito de maneira urgente. Ações que possam dar conta no aspecto preventivo". 

Rodrigo Decimo (PSDB) 

O candidato tem como proposta o fortalecimento da infraestrutura municipal, com investimento em equipamentos e pessoas, em órgãos como a Defesa Civil, por exemplo. Ele aposta também no desenvolvimento do Plano de Contingência de Santa Maria. 

"É nessas ações que acreditamos para termos o enfrentamento dos eventos meteorológico extremo". 

Roberta Leitão (PL)

A candidata propõe um Plano de Contingência municipal efetivo. Frisa a necessidade do fortalecimento da Defesa Civil e acredita em um planejamento para diferentes eventos climáticos, como é o caso da seca. Na sua percepção, a estiagem é o próximo evento no calendário. 

"Precisamos de uma Defesa Civil forte e, não apenas, para a hora da tragédia". 

Alidio da Luz (PSol)

O candidato pretende ampliar os equipamentos da Defesa Civil. Também propõe um plano de prevenção, uma parceria com órgãos de ensino superior, como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e investimento em tecnologia. 

"Que possamos, cada vez mais rápido, identificar quando esses eventos irão acontecer e, assim, fazer um plano"

Valdeci Oliveira (PT)

O candidato propõe o fortalecimento da Defesa Civil, por meio de uma maior estrutura. Cita a criação de um gabinete do órgão junto ao gabinete do prefeito. Além disso, a busca por recursos e projetos para resolver pontos de inundação no município está entre os planos.  

"Para poder ter eficácia, agilidade e que a população se sinta segura". 


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eleições 2024: Sistemas operacionais do TSE recebem nova atualização Anterior

Eleições 2024: Sistemas operacionais do TSE recebem nova atualização

Eleições 2024: veja curiosidades e termos utilizados neste período Próximo

Eleições 2024: veja curiosidades e termos utilizados neste período

Política