Nessa semana, tivemos a maior feira de inovação industrial da América Latina, e um dos principais eventos de negócios no Rio Grande do Sul, realizado no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. Promovida pelo Sebrae RS e pela Fiergs, a 32ª edição da Mercopar ocorreu entre terça-feira (17) e sexta-feira (20).
A feira tem foco na geração de negócios e promoção de conteúdo de segmentos como metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem.
Sobre a feira
A edição de 2023 é vista como um marco histórico da feira. Ao todo, foram mais de 38 mil metros quadrados, 6 mil a mais do que o ano passado, e 600 expositores, um aumento de 88 novas empresas em relação ao período anterior. Além do ambiente de negócios, a feira se caracteriza pela rica experiência de conteúdos de altíssimo nível: nos quatro dias, foram 285 horas de conteúdos. Palestras, fóruns, painéis e pitchs colocaram em evidência o debate com foco em ESG, ligada aos princípios e boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa.
Estande coletivo de Santa Maria foi um dos principais
A mobilização da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simmmae) e do Sebrae RS, resultou em um estande coletivo de 200 metros quadrados, sendo um dos maiores da feira que reuniu a participação de 12 empresas, com objetivo de ampliar mercados e gerar novos negócios. O grupo contou com empresas dos setores metalmecânico, energia, tecnologia de hardware e software, telecomunicações, irrigação e de produtos e serviços para a indústria.
Cachoeira do Sul, presente no evento
Outra iniciativa de destaque foi a presença do Estande Coletivo de Cachoeira do Sul no evento, com a participação de oito empresas do município, numa iniciativa coordenada e apoiada pela Prefeitura Municipal, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Cachoeira do Sul (Cacisc), Sindicato das indústrias metalúrgicas, mecânicas e de material elétrico de Cachoeira do Sul (Sinmetel), Sicredi, Todesmade e Sebrae RS.
Missões Empresariais
Em missões organizadas pelo Sebrae RS, a comunidade empresarial da região pôde participar do evento. A iniciativa disponibilizou o transporte de bate e volta, e acesso gratuito à feira, levando cerca de 200 empresários das cidades de Santiago, Nova Esperança do Sul, Jaguari, São Pedro do Sul, Santa Maria, Agudo e Cachoeira do Sul.
Mercopar 365 – Negócios o ano todo
A indústria não para e agora a Mercopar também não. Durante a feira, foi realizado o lançamento da Mercopar 365, que propõem conectar o mercado e gerar negócios o ano inteiro, além dos dias da realização do evento presencial e que ocorre anualmente. Ou seja, ao longo do ano teremos ainda mais conhecimento, conexões e soluções que devem potencializar o crescimento da indústria e gerar ainda mais negócios.
Polo Sebrae de Indústria
Coordenado pelo Sebrae RS, o Polo Sebrae de Indústria estrutura o setor industrial e faz a referência da área no Brasil. Estamos falando de um hub que traz conhecimento e conecta pequenas indústrias com grandes empresas em suas cadeias de valor, concentrando três pilares temáticos: Competitividade – para tornar pequenas indústrias mais competitivas e preparadas para o mercado; ESG – que significa sustentabilidade ambiental, social e governamental; e Indústria Inteligente – propondo a digitalização das atividades com fins de aumentar a produtividade e com foco na melhoria de processos.