Uma das formas de ajudar os pequenos negócios gaúchos, afetados direta ou indiretamente pelos impactos econômicos das enchentes e pelos desafios do cenário atual, é por meio da Assessoria de Negócios do Sebrae RS.
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A Assessoria é baseada na metodologia dos Small Business Development Centers (SBDC), um programa da Small Business Administration (SBA) dos Estados Unidos. A metodologia propõe um assessoramento de longo prazo aos clientes, através de uma carteira de relacionamento, com mensuração de impacto econômico.
Neste momento de reconstrução, o Sebrae RS fortalece sua atuação através de um formato de atendimento consistente, contribuindo significativamente para a sobrevivência dos negócios.
Assessoria de Negócios
A Assessoria de Negócios é um modelo de atendimento individual, focado no assessoramento a longo prazo, garantindo o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Neste formato, há um acompanhamento próximo por um analista de relacionamento com cliente do Sebrae RS, que elabora um plano de ação personalizado conforme as necessidades de cada empresa.
Durante o atendimento o analista pode oferecer diversos produtos e serviços do Sebrae, para aplicar no negócio e ajudar a alcançar os objetivos traçados no plano de ação. Destaco que esse atendimento é gratuito, com encontros de forma presencial ou on-line.
Na prática, como funciona?
O atendimento inicial é realizado presencialmente ou on-line, conforme a disponibilidade do empreendedor, com duração aproximada de uma hora.Após esse primeiro atendimento, é traçado um plano de ação personalizado, específico para a empresa, levando em consideração suas características e necessidades.
Em seguida, ocorre um acompanhamento de longo prazo, com interações mensais com o analista, que indicará ações para o desenvolvimento da empresa, incluindo encontros, assessorias, consultorias, capacitações, orientação para acesso a recursos financeiros, networking e parcerias.
Pilares
Durante toda a assessoria é realizado um acompanhamento de perto, baseado em três principais pilares. Trata-se de métricas de desempenho para compreender o contexto da empresa. São eles:
1. Operação: se a empresa está conseguindo manter a operação de forma eficiente.
2. Manutenção de empregos: se os postos de trabalho foram mantidos.
3. Faturamento: se a empresa voltou a ter faturamento dentro da normalidade, se diminuiu ou se teve crescimento.
É desta forma que se garante um atendimento individual e personalizado para as micro e pequenas empresas gaúchas.
Métricas de impacto econômico
Com a adoção de métricas de impacto econômico, é possível avaliar a eficiência das estratégias adotadas no plano de ação e fazer ajustes, se necessário, para garantir os resultados esperados. Este acompanhamento ajuda a identificar áreas de melhoria, promove a eficiência operacional e contribui para a estabilidade e sustentabilidade do negócio.
Quem pode participar?
A Assessoria de Negócios é voltada a todas as empresas que estejam enquadradas como microempreendedor individual (MEI), a microempresa (ME) e a empresa de pequeno porte (EPP). Além disso, o atendimento é realizado por analistas que atuam nas microrregiões de Santa Maria, Cruz Alta, Cachoeira do Sul e Santiago, e outras 40 cidades da região central.
Os interessados em participar podem demonstrar interesse acessando o link:
clique aqui.