Maico Fabiano Fernandes

Turismo em Santa Maria: avanços, cenários e oportunidades

O cenário do turismo nacional, a 35ª edição da Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado, realizada entre os dias 9 e 12 de novembro, deixou sua marca inegável de sucesso ao gerar um impressionante montante de mais de R$ 400 milhões em negócios. 


Este evento destaca o potencial do setor turístico no Rio Grande do Sul, e ressalta o papel cada vez mais relevante de Santa Maria nesse contexto. A presença do município pelo segundo ano consecutivo na Festuris demonstra o compromisso com o crescimento e desenvolvimento da região.


Além disso, os dados abrangentes sobre o fluxo turístico no Estado oferecem insights valiosos sobre as preferências e comportamentos dos visitantes, apontando para oportunidades de promover experiências turísticas mais diversificadas e prolongadas, que beneficiem a economia local e regional.


Festuris  

Os números pré-evento já indicavam o sucesso desta edição, com um crescimento de 23% em relação ao ano anterior, abrangendo 27 mil m² de área construída, 400 estandes, 2.700 marcas representadas, 7 palcos de conteúdo, 40 destinos internacionais, 15 mil participantes, 600 profissionais de comunicação (incluindo 26 jornalistas da imprensa internacional) e mais de 100 hosted buyers (compradores convidados) de diversos países, como Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, República Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha.


Santa Maria na Festuris

A participação de Santa Maria no maior evento do segmento na América Latina destaca a importância do município no cenário do turismo. A presença da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, do curso de Gestão de Turismo da UFSM e da agência Viaggio Quarta Colônia mostra o compromisso com o desenvolvimento da região. Além disso, a presença de 10 empresas com exposições demonstra o potencial econômico e turístico de Santa Maria, fortalecendo ainda mais sua presença no mercado.

 
Fluxo

Em relação ao volume de turistas em 2022, Relatório de Análise de Fluxo Turístico do RS publicado pelo Sebrae e Secretaria Estadual de Turismo (Setur), Santa Maria recebeu 5,84% do total de visitas em 22 municípios do Rio Grande do Sul. 


Em números, são mais de 1 milhão e 288 mil turistas. Isso indica uma diversificação das escolhas dos turistas, possivelmente devido à pandemia, conforme indica a pesquisa, que pode levar a uma pulverização do turismo no estado. Isso sugere que os turistas estão explorando diferentes destinos e valorizando experiências tranquilas durante suas visitas.


Principais turistas

O Relatório de Santa Maria em 2022 indica dados da potencialidade que temos em Santa Maria e, obviamente, na Região Central. O raio de captação de turistas revela que a maioria (85%) dos visitantes em Santa Maria reside a uma distância de até 500 km do município, destacando a predominância de turistas gaúchos.


Oportunidades

Esses dados representam a atratividade da cidade para os turistas gaúchos e de áreas próximas. Significa que Santa Maria possui um grande potencial para o desenvolvimento do turismo interno, bem como a oportunidade de impulsionar a economia local através da promoção de atrações e serviços que atendam a esse público. É uma base sólida para estratégias de marketing e investimentos direcionados a atrair ainda mais visitantes e fortalecer o setor na região.


Dados no RS

Os dados do turismo no Rio Grande do Sul revelam que a maioria dos turistas prefere explorar várias cidades durante suas viagens, com 40,5% visitando uma cidade, 31,89% visitando duas e 28,05% visitando três. Além disso, a maioria esmagadora dos turistas (82,45%) provém dos estados da Região Sul, e 62,79% são do próprio RS, destacando a relevância dos estados vizinhos como fonte de turismo.


Roteiros interligados

Esses números sugerem oportunidades para promover roteiros turísticos diversificados e atrativos para prolongar a estadia dos visitantes e impulsionar a economia local. Pensando além de Santa Maria, a aposta pode estar em potencializar a interligação com roteiros da própria região central, mas também com outras regiões do Estado, sobretudo, pela posição geográfica privilegiada onde estamos, e que pode propiciar grandes conexões para gerar melhores experiências.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Monitoramento dos pequenos negócios indica um cenário desafiador, mas com boas expectativas Anterior

Monitoramento dos pequenos negócios indica um cenário desafiador, mas com boas expectativas

Educação Empreendedora conecta Santa Maria com a Inovação Próximo

Educação Empreendedora conecta Santa Maria com a Inovação

Maico Fabiano Fernandes