Maico Fabiano Fernandes

Economias portadoras de futuro: impactos e novas possibilidades

As economias portadoras de futuro têm se tornado grandes catalisadoras da transformação da sociedade, em razão das mudanças tecnológicas e socioambientais que buscam promover. 


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


São tendências e setores que podem contribuir de forma expressiva e a longo prazo para o crescimento econômico, inovação e transformação da sociedade. 


Conforme indica o Boletim de Tendência Multissetorial do Sebrae, são conduzidas pelos avanços na tecnologia, transformações do mercado e de cultura, responsabilidade ambiental, além de serem impulsionadas por inovação tecnológica, sustentabilidade, mudanças sociais e demográficas, digitalização e transformação digital, economia do conhecimento, empreendedorismo e startups, mobilidade, conectividade, saúde, bem-estar, economia do compartilhamento, educação e aprendizado contínuo.

 
Compreendendo a importância deste tema, aproveito este espaço para fornecer informações adicionais, conscientizar a comunidade e destacar as ações práticas realizadas na região central do Estado.


Boas práticas
Durante e após a pandemia, a necessidade de adotar práticas sustentáveis e tecnologicamente avançadas se tornou evidente. 


O movimento global em prol de mitigar os efeitos das mudanças climáticas andam ao lado da adoção e desenvolvimento de novas tecnologias avançadas rumo ao progresso da sociedade. Práticas em ESG – padrões para uma empresa ter mais responsabilidade socioambiental e de governança –, por exemplo, ganham ainda mais destaque por colocar o mundo corporativo junto a essa consciência coletiva.


Consumidores protagonistas
Nesta perspectiva de transformação, um ator imprescindível para impulsionar as mudanças econômicas tem sido o comportamento do consumidor, exigindo mais uso de tecnologias e plataformas, novos produtos e serviços e redução de desperdícios. Relacionamento, interação e comunicação entre consumidor e empresa são completamente diferentes do que vivíamos há alguns anos. 


O cliente no centro de tudo é um conceito cada vez mais presente no universo corporativo. Isso é impulsionado por novos hábitos de consumo, acesso à informação, práticas sustentáveis, uso intensivo de tecnologia, demanda por transparência nas relações empresariais, preferência por energias renováveis, responsabilidade social e inclusão, bem como respeito à diversidade, entre outros fatores.

 
O amanhã
Já conhecemos várias ferramentas que nos projetam para o futuro como a biotecnologia, nanotecnologia e a inteligência artificial, que até bem pouco tempo eram tendências e hoje fazem parte do dia a dia, e nos projetam para o amanhã. 


E as economias aliadas à tecnologia e à inovação sintetizam a busca pelo resultado por meio das mudanças que percebemos no mercado e na sociedade, com a geração de consciência a partir do processo de criar futuros possíveis!


Qual o impacto?
O futuro é construído pela mudança, que possui uma dinâmica marcada pelo movimento das pessoas em busca de descobertas que garantam à humanidade dar passos mais acelerados. E o impacto, antagônico em sentidos, deve ser o menor possível em esgotamento de recursos e maior em resultados que garantam a eficiência de execução. 


Isto significa reproduzir as máximas de mais com menos, reduzir, reutilizar e reciclar. E por aí vai... Mais do que isso, gerar impacto positivo envolve demonstrar resultados em diferentes áreas. Ou seja, gerar o desenvolvimento das pessoas e dos territórios expressos em suas vocações.

 
Economia Foodtech
O Sebrae RS desenvolve projetos com a Universidade Federal de Santa Maria para impulsionar a economia das Foodtechs na região central do Estado. Busca-se identificar os impactos aqui mencionados, com ênfase em produção de alimentos seguros, saudáveis e acessíveis. 


Com isso, será possível chegar às moléculas que compõem os alimentos, sua produção sustentável (reduzir os impactos negativos), saudáveis e duráveis e principalmente, que esteja distribuído de forma acessível e segura à sociedade. Isso significa trabalhar a cadeia do alimento, quem produz, quem beneficia, embala e inclusive aliar a logística que faz chegar à mesa dos cidadãos. 


Pode-se dizer que o indicador será a consciência do que formou a humanidade, uma vez que conecta a produção tradicional às economias portadoras do futuro, e alia as pessoas e os alimentos, que moldam a cultura e a economia.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Maico Fabiano Fernandes

POR

Maico Fabiano Fernandes

Desenvolvimento territorial por meio do turismo Anterior

Desenvolvimento territorial por meio do turismo

Salas do Empreendedor contribuem para o desenvolvimento territorial Próximo

Salas do Empreendedor contribuem para o desenvolvimento territorial

Maico Fabiano Fernandes