Maico Fabiano Fernandes

Educação Empreendedora conecta Santa Maria com a Inovação

Santa Maria chega nos últimos meses de 2023 em pleno movimento, destacando-se com grandes ações para o desenvolvimento regional, especialmente no que tange às oportunidades de potencializar a educação empreendedora. No dia 27 de outubro tivemos o lançamento do Santa Summit, evento que promete trazer tendências de Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios, e Sustentabilidade – pilares fundamentais desta iniciativa. Realizado pela Prefeitura Municipal de Santa Maria e Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), e com a co-realização do SebraeX, marca de inovação do Sebrae RS, o evento ocorre nos dias 24 e 25 de novembro, no Mercado da Vila Belga. O ato de lançamento integrou a programação do 4º Espaço Educar e Empreender, realizado no Centro de Eventos do Park Hotel Morotin.

Santa Summit

O evento destaca-se como uma iniciativa que visa consolidar Santa Maria como um epicentro de educação, inovação e empreendedorismo. Durante dois dias, mais de 50 especialistas irão se revezar em três palcos distintos, discutindo e disseminando conhecimentos em diversas áreas. É uma oportunidade ímpar para estudantes, docentes, empreendedores e a comunidade em geral se engajarem em temas atuais e de grande relevância para a região.


Conteúdo

Os temas abordados incluem educação empreendedora, inovação, inteligência artificial, universo digital, marketing e vendas. A troca de experiências, saberes e contatos promete abrir portas para aprendizado, colaboração e negócios. Além disso, o evento contribui para o aprimoramento de habilidades e competências fundamentais para empreender em diversos contextos.

Educação empreendedora

O Sebrae RS tem se destacado por suas ações voltadas à Educação Empreendedora, com um leque de iniciativas desenvolvidas para incentivar o empreendedorismo e aprimorar habilidades empreendedoras. O cerne dessas ações é fomentar uma cultura empreendedora que valorize a criatividade, inovação, gestão eficaz e sustentabilidade nos negócios. A oferta é vasta, abrangendo desde conteúdos e plataformas até palestras, cursos, workshops e uma variedade de ferramentas e experiências. Esses recursos são projetados para alcançar e impactar estudantes, professores e gestores, de forma transversal, na educação básica e superior.


“Dinolândia”: um jogo empreendedor para a nova geração

Desenvolvido pelo Sebrae RS, a “Dinolândia” é um game interativo que mergulha crianças de seis a dez anos no mundo do empreendedorismo de maneira divertida e envolvente. Neste jogo, os pequenos empreendedores têm a tarefa de administrar um parque de dinossauros, cuidando desde a alimentação dos gigantes pré-históricos até a promoção de vendas e limpeza do local. A experiência lúdica abrange simulações de fases reais de um negócio, como a aquisição de dinossauros e a venda de ingressos. O verdadeiro desafio para o jogador é equilibrar os recursos humanos e financeiros, garantir o funcionamento eficiente do parque e, acima de tudo, manter os clientes satisfeitos.

Blitz do Dino

A “Blitz Dinolândia” foi uma das atrações do Educar e Empreender, e trouxe uma experiência de relevância a comunidade escolar. A ação tem como objetivo trazer a educação empreendedora de uma forma diferente aos estudantes das séries iniciais. A metodologia desenvolvida pelo Sebrae RS ocorre de forma lúdica e aplica uma dinâmica prática com as crianças e realizam um jogo de memória. E claro, além disso, elas são surpreendidas pela visita do Dino, que chega para materializar a experiência e interagir com as crianças, além de muitas fotos.

Reflexão

As iniciativas em prol da educação empreendedora refletem um compromisso com a inovação em todos os níveis de ensino e agregam na construção de uma sociedade mais inovadora. O Santa Summit e as atividades do Educar e Empreender são reflexos de um movimento que transcende as salas de aula, inspirando uma nova geração a pensar além dos limites convencionais. E este é o legado que a cidade deseja deixar: uma comunidade onde cada cidadão é também um aprendiz, um inovador e um empreendedor em potencial. São ações que trazem transformação individual e coletiva, consolidando a região como um epicentro de educação e um lugar vibrante para empreender.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Marco Aurélio Acosta

POR

Marco Aurélio Acosta

Turismo em Santa Maria: avanços, cenários e oportunidades Anterior

Turismo em Santa Maria: avanços, cenários e oportunidades

Mercopar reúne as principais tendências da inovação industrial da América Latina Próximo

Mercopar reúne as principais tendências da inovação industrial da América Latina

Maico Fabiano Fernandes