Quando o assunto é empreendedorismo, Santa Maria merece posição de destaque. Em 2022 a cidade ocupou o 19º lugar no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) divulgado pela Enap, mostrando que aqui é um lugar vibrante para empreender, além, é claro, de toda a rede de serviços presentes no município, composta por instituições de fomento ao conhecimento e empreendedorismo, à inovação e à educação. É olhando para este cenário que o mês de setembro fica marcado para a história da cidade, pela abertura da Sala do Empreendedor, efetivada pela Prefeitura de Santa Maria, em parceria com o Sebrae RS.
O espaço oferece apoio e orientação para os empreendedores locais, além de contribuir para a redução da burocracia e da informalidade, sendo um local de acolhimento de novas ideias e projetos para o município. O evento de lançamento do espaço ocorreu na sexta-feira, dia 15, na sede da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização.
Objetivos do novo espaço
Entre os principais objetivos de uma sala do empreendedor, estão a simplificação e a desburocratização para o registro e licenciamento de empresas, além, é claro, de servir como um canal de interação entre a prefeitura e os empresários. A missão do projeto é simplificar a vida do empreendedor nos órgãos públicos municipais, assegurando e proporcionando uma experiência de atendimento ágil e com qualidade, tudo isso em um só lugar.
Serviços oferecidos
Dentre os serviços oferecidos na Sala do Empreendedor, podemos destacar a orientação sobre a abertura, formalização e baixa de empresas; assessorias para o desenvolvimento de plano e modelagem de novos negócios; orientação para o acesso a linhas de crédito e financiamento; capacitação e treinamento nas áreas de gestão; divulgação de oportunidades de negócios; e emissão de nota fiscal, entre outros. O espaço funcionará na sede da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização (Rua André Marques, 820, 10º andar), com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30min e/ou pelo WhatsApp (55) 9 9155-3086.
Desburocratização
Sabemos que a burocracia é um dos fatores que dificultam a formalização dos negócios no país, muitas vezes se apresentando com um entrave para o desenvolvimento dos mesmos e dos territórios. Os reflexos disso se dão na dinâmica do cotidiano das empresas e influenciam, por exemplo, na geração de emprego e renda, bem como na arrecadação de impostos. Por isso, políticas de simplificação são vitais, não apenas para o surgimento de novos empreendimentos, mas para mantê-los abertos, em pleno funcionamento e com perspectiva de crescimento.
Cidade Empreendedora
A Sala compõem mais um movimento que integra o Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas que fortaleçam o empreendedorismo. Com fins de transformação local, o programa tem o objetivo de alavancar o desenvolvimento econômico, por meio de eixos como liderança, desburocratização, compras governamentais e educação empreendedora.
Convite
Todos os empreendedores de Santa Maria estão convidados a conhecer a Sala do Empreendedor, um recurso valioso que agora está à disposição de nossa comunidade empresarial. E desejo que o espaço efetivamente cumpra o seu papel e que a gente torne ainda mais vibrante para o empreendedorismo esse local, esta cidade, o coração do Rio Grande. Aproveitem ao máximo esse recurso e façam parte da história empreendedora da nossa cidade.